Folha de S. Paulo


Edifício Parque das Hortênsias tem pequena Pampulha nas alturas

Uma pequena Pampulha nas alturas. É só olhar para o topo do edifício Parque das Hortênsias e ver os arcos que remetem à igrejinha desenhada por Niemeyer em Belo Horizonte.

O arquiteto e construtor João Artacho Jurado também seguiu o exemplo de Antoni Gaudí, espanhol como seus pais, transformando equipamentos desenxabidos, como caixas d'água, em esculturas.

O prédio de 160 apartamentos mescla pastilhas cor de rosa e jardineiras com azulejos escuros. Cercadas de vegetação, as imponentes colunas revestidas com pastilhas amarelas permitem uma boa altura às unidades do primeiro andar.

Projetado em 1952, sua propaganda anunciava que a laje, acima da garagem, tinha 2.650 m, "área superior ao Viaduto do Chá". Junto ao vizinho Parque das Acácias, formaria um enorme empreendimento ligando as avenidas Angélica e Higienópolis. Mas o lado arquiteto do incorporador, que esbanjava em materiais e adornos, comprometeu o lado empresário –e o "demônio da inflação", como ele dizia, complicaria as contas da construtora.

O Hortênsias levou quase oito anos para ficar pronto. O Acácias foi passado adiante para a família Scarpa, que o terminou e rebatizou de "Apracs", mas economizando nos ornamentos e nas cores. Em pouco mais de uma década, Artacho lançou mais de 2.400 apartamentos em São Paulo e Santos.


Endereço da página:

Links no texto: