Folha de S. Paulo


Pioneiro do modernismo levou mais de 20 anos para receber encomenda de grande edifício

O ucraniano Gregori Warchavchik projetou a primeira casa modernista de São Paulo, de linha retas, sem firulas e adornos, em 1927, na Vila Mariana. Repetiu o feito no Rio de Janeiro, em 1931, em Copacabana, quando abriu um escritório com Lúcio Costa (Niemeyer foi estagiário ali, em seu primeiro emprego).

Apesar das romarias de novidadeiros a ambas casas, seu arquiteto não conseguiu muito trabalho por décadas —acabou projetando bangalôs e vilas em terrenos que pertenciam à mulher, Mina Klabin.

Sua carreira engrena ao vencer o concurso para a sede do Clube Athletico Paulistano (1948, construído entre 1950-57). É quando o seu primo Horacio Lafer o apresenta ao amigo banqueiro Walther Moreira Salles, que o contrata para desenhar um prédio na São Luís, recém-alargada e promovida de rua a avenida.

Foi um dos primeiros residenciais modernos da elegante via —o puxador da entrada mata de inveja qualquer empreendimento de luxo atual. Depois dele, Warchavchik criaria uma construtora, fazendo prédios residenciais e sedes de fábricas.


Endereço da página:

Links no texto: