Folha de S. Paulo


Os verdadeiros 'bobos da corte' são os contribuintes brasileiros

Paulo Lisboa/Brazil Photo Press/Folhapress
Empresário Marcelo Odebrecht, preso na Lava Jato, chega à sede da Justiça Federal, em Curitiba (PR), onde presta depoimento nesta quarta
Marcelo Odebrecht chega à sede da Justiça Federal, em Curitiba (PR), para prestar depoimento

Se o objetivo da prisão é que o indivíduo reflita sobre seu ato criminoso e se prepare para a ressocialização, Marcelo Odebrecht parece não ter aprendido nada nestes 21 meses em que está atrás das grades em Curitiba.

Questionado pelo ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Herman Benjamin, que investiga a chapa Dilma-Temer, se dava ordens ao governo, ele disse que não se sentia o "dono do governo", mas o "bobo da corte" ou o "otário do governo".

O empreiteiro se justificou dizendo que era convocado pelas autoridades para fazer as obras que não interessavam a ninguém, mas que eram politicamente importantes, como a Arena Corinthians ou a Vila Olímpica.

O que ele parece ter esquecido de mencionar é o que recebeu em troca desses "mimos".

Levantamento feito por esta Folha mostrou que o grupo Odebrecht pagou em R$ 16,9 milhões em doações a campanhas eleitorais e propinas a congressistas, mas lucrou pelo menos R$ 8,4 bilhões com a aprovação de duas medidas provisórias de seu interesse.

Só para reforçar: esse lucro foi obtido com apenas duas medidas provisórias. É quase impossível calcular o tamanho do benefício econômico da Odebrecht e de outras construtoras pelas propinas e favores que faziam aos políticos.

Marcelo Odebrecht, portanto, não tem nada de bobo, mas é preciso reconhecer que pode estar se sentindo um pouco "otário".

Enquanto o empreiteiro deve permanecer preso até o fim do ano, os políticos que corrompeu ainda estão longe de pagar por seus crimes.

Nesse caso, a culpa não é de Odebrecht, que terminou contando tudo o que sabia às autoridades em busca de uma delação premiada.

As principais razões são o anacrônico foro privilegiado, a inexplicável morosidade do STF (Supremo Tribunal Federal), e a eficiência de alguns políticos para "estancar a sangria".

Sempre criticada por sua falta de habilidade política, a ex-presidente Dilma Rousseff perdeu o mandato, mas a turma que acompanha seu vice Michel Temer vem demonstrando, mais uma vez, que é capaz de se safar de qualquer escândalo.

O que Marcelo Odebrecht parece não ter entendido até agora é que os verdadeiros "bobos da corte" continuam sendo os contribuintes brasileiros, que sustentam com seus impostos a ganância de empresários e políticos inescrupulosos.


Endereço da página:

Links no texto: