Folha de S. Paulo


Os 'fatozinhos' que não deixam o Brasil sair da recessão

A queda de 0,8% do PIB no terceiro trimestre do ano, divulgada na manhã desta quarta-feira (30) pelo IBGE, confirmou os piores temores do governo, dos empresários e dos economistas.

O dado comprova que a economia brasileira tem imensas dificuldades para se recuperar de uma das recessões mais longas de sua história.

RECESSÃO BRASILEIRA
Economia cai pelo 7º trimestre seguido

Não há sinais de melhora neste fim de ano, o que anuncia um 2017 complicado e deixa uma angustiante pergunta sem resposta: por que está tão difícil para o Brasil sair do buraco?

Desde o impeachment de Dilma Rousseff, a política econômica sofreu uma guinada, com a indicação de uma equipe respeitada, que fez um diagnóstico correto dos problemas fiscais.

Além disso, o presidente Michel Temer dispõe de maioria no Congresso e vem conseguindo aprovar uma engenhosa proposta de emenda constitucional que limita os gastos públicos.

PIB - Trimestre X trimestre imediatamente anterior, em %

A mudança de rumo animou empresários e consumidores, que passaram a confiar num futuro melhor. Os investimentos chegaram até a crescer 0,5% no segundo trimestre.

Mas ainda não foi dessa vez. De julho a setembro, os investimentos caíram 3,1% e atingiram o menor patamar em 13 anos. Indústria, serviços e até a agropecuária estão em queda. Não há nenhum motor de crescimento para o PIB.

Em discursos recentes, Temer continua jogando a culpa nos incontáveis erros da administração Dilma, que, sem dúvida, deixaram uma pesada herança para o país. Mas já está na hora de o atual governo reconhecer o seu quinhão de culpa.

Um dos motivos da economia não melhorar é a persistência da crise política, que levou o presidente a perder seis ministros em seis meses.

Os auxiliares mais próximos de Temer —e talvez até ele próprio— correm o risco de serem arrastados pela delação premiada da Odebrecht. Sem falar do potencial explosivo de uma eventual colaboração do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.

Os empresários sabem que, se isso ocorrer, o governo pode ficar inviável e, por isso, não investem. Não querem correr o risco de perder mais dinheiro se o país for novamente jogado no caos político.

Se quiser realmente recuperar a economia, está na hora de o presidente deixar de qualificar como "fatozinhos" as graves acusações de tráfico de influência que rondam seu governo e se cercar de auxiliares respeitáveis em todas as áreas, e não apenas na economia.


Endereço da página:

Links no texto: