Folha de S. Paulo


O fim da euforia do consumo

Agora nem os mais governistas podem negar. O "boom" de consumo, que garantiu uma imensa sensação de bem-estar para a população desde o início dos anos Lula, acabou.

As montadoras estão vendendo menos carros - produto que se tornou um dos símbolos do surgimento da nova classe média. De janeiro a novembro, as vendas de veículos caíram 0,8% em relação ao ano anterior. As montadoras não tinham um resultado negativo desde 2003.

As vendas deste Natal também foram as piores em mais de uma década. Segundo a Serasa Experian, entre os dias 18 e 24 de dezembro, as vendas do varejo cresceram 2,7% - o menor percentual desde 2003. Em média, esse indicador avançava 7,5% todo ano.

Pelas projeções da Confederação Nacional do Comércio, as vendas do varejo no Brasil vão crescer 4,5% em 2013, um aumento importante, quando comparado com o pífio desempenho da indústria, mas muito longe das taxas chinesas de 8% a 10% que predominaram no varejo nos últimos anos.

Vários fatores colaboraram para a explosão do consumo no Brasil: forte crescimento da economia, inflação em queda, valorização do real, juros mais baixos, aumento do salário mínimo, e, principalmente, mais crédito.

A euforia de consumo dos brasileiros passou praticamente incólume pela crise global em 2008, graças às políticas do governo, que reduziu o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de carros, móveis e vários outros produtos.

Agora o cenário mudou completamente. As famílias estão endividadas, a inflação aumentou, os juros subiram e o real está se desvalorizando. Tudo isso colabora para reduzir a renda e a disposição da pessoas a gastar.

Os governos Lula e Dilma esticaram o quanto puderam o "boom" de consumo, mantendo por muito mais tempo que o recomendado as desonerações tributárias. Mas hoje a situação das contas públicas do país não dá mais margem para brincadeiras e o IPI começou lentamente a ser recomposto.

Não é nenhuma tragédia, porque, afinal, o desemprego está muito baixo. Mas será desafiador com a economia crescendo apenas 2%. Só restou a lição de casa mais difícil: incentivar o investimento.


Endereço da página: