Folha de S. Paulo


Cartas de Florestan Fernandes ganharão versão em e-book

MARCO RODRIGO ALMEIDA (INTERINO)

Um inédito e dois títulos esgotados do sociólogo Florestan Fernandes, morto há 20 anos, ganharão edições em formato digital nos próximos meses, pela e-galáxia. Em 2016 a editora lança uma coletânea com cartas nunca editadas em livros. A seleção trará as missivas que Florestan enviou ou recebeu de nomes como Gilberto Freyre, Antonio Candido, Fernando Henrique Cardoso, Celso Furtado e Juscelino Kubitschek.

Em novembro, a editora relança dois títulos hoje fora de catálogo. "O PT em Movimento", publicado em 1987, colige teses que anteciparam alguns dos dilemas que o partido enfrentou em sua trajetória. "Ele previu todas essas questões em voga hoje ao analisar a encruzilhada do PT ao chegar ao poder, dividido entre a ideologia e o jogo da política tradicional", conta o filho do sociólogo, Florestan Fernandes Jr. O outro livro é "A Contestação Necessária" (1995), último publicado em vida, que agrupa perfis sobre, entre outros, Luís Carlos Prestes, Carlos Marighella, Henfil e Lula.

Pessoa, Fernando Pessoa

O português André Morgado e o brasileiro Alexandre Leoni trabalham juntos há um ano e meio, mas só irão se conhecer pessoalmente em novembro, durante a Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto).
Os dois criaram a HQ "A Vida Oculta de Fernando Pessoa", que narra origens fantasiosas para os heterônimos do poeta português. Na trama, Pessoa é uma espécie de agente secreto.

Ainda sem editora, a HQ foi produzida por crowdfunding (financiamento coletivo) pelo site Catarse e arrecadou quase R$ 22 mil, mais de três vezes o valor pedido. O lançamento será na Fliporto (de 12/11 a 15/11), que nesta edição homenageia Pessoa.

De Família

A ilustradora Lorena Kaz, sobrinha de Ziraldo, lança em novembro 'Uma Lhama no Cinema' (Conrad Editora), no qual o mamífero assume papel de personagens ícones em filmes como "ET" e "Star Wars".

Divulgação
Desenho do livro
Desenho do livro "Uma Lhama no Cinema", de Lorena Kaz

A Voz da Poesia

O projeto "Garganta" também busca financiamento na internet. A ideia é lançar um LP em vinil de poesia falada, com 20 poetas nascidos a partir de 1970.

A seleção inclui, entre outros, Ana Martins Marques, Alice Sant'Anna, Bruna Beber, Angélica Freitas, Marcelo Montenegro e os colunistas da Folha Fabrício Corsaletti e Gregorio Duvivier.

O "Garganta" surgiu de uma parceria entre a editora Azougue e o selo Embolacha. Eles planejam ainda um documentário sobre os bastidores da gravação. As doações podem ser feitas em www.embolacha.com.br até 9/10.

Painel latino "Soy Loco por ti América", novo romance do baiano Javier Arancibia Contreras, sai em 2016 pala Companhia das Letras. A obra entrelaça quatro tramas que cobrem a história da América Latina desde os anos 1960 até os dias atuais, passando por Buenos Aires, Londres, Santiago, Brasília, Paramaribo e São Paulo.

Nova estante A rede de sebos on-line Estante Virtual promoveu mudanças em seu portal neste mês. Passou a oferecer mais espaço para campanhas e listas de recomendações de leitura. A novidade veio embalada por aumento nas vendas. Em julho, registrou crescimento de 16%, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Nova estante 2 O portal também aprimorou a versão para celulares e tablets. No último trimestre, o volume de acesso por meio das plataformas móveis aumentou de 16% para 20%. Já o número de negócios efetuados na Estante Virtual por meio desses dispositivos eletrônicos saltou de 7% para 9%.

Independentes Nos últimos 12 meses, 5 dos 10 livros digitais mais vendidos na Amazon brasileira foram lançados pela plataforma de autopublicação do site, o KDP. Inclusive o primeiro da lista, "23 Hábitos Anti-Procrastinação: Como Deixar de Ser Preguiçoso e Ter Resultados em Sua Vida", de S.J. Scott, saiu pela plataforma. A Amazon não divulga número de vendas.

Concentração Dos quase 2.000 livros inscritos por editoras no prêmio Jabuti, 1.600 foram publicados por casas da região Sudeste. Em segundo lugar vêm editoras do Sul, que inscreveram 200 livros.

Pensador O crítico literário alemão Hans Ulrich Gumbrecht vem ao Brasil lançar "Nosso Presente Amplo " (ed. Unesp) durante a Bienal do Rio, que ocorre de 3/9 a 13/9.

Missões "O Livro de Desafios do Feromonas", de Miguel Campos, youtuber famoso em Portugal, sai em novembro pela Galera Record. Traz 35 tarefas para o leitor resolver e comentar depois nas redes.


Endereço da página: