Folha de S. Paulo


No meio do caminho

Metade dos leitores brasileiros de um dos maiores best-sellers de 2014, "A Culpa É das Estrelas" (Intrínseca), de John Green, não concluiu a leitura do romance, a julgar por um levantamento feito pela loja de e-books Kobo a pedido da coluna. O número, relativo a 2014, pode ser medido porque as lojas de livros digitais têm acessos a dados como que e-books os leitores compraram, mas não chegaram a abrir, quais leram até o fim e quais leram mais rapidamente. A média de conclusão de leitura do romance de Green, de 50,9%, é até superior a de outros best-sellers, como "Cinquenta Tons de Cinza" (41,7% dos compradores do livro na Kobo concluíram a leitura) e "Pequeno Príncipe" (48,8%).

NO MEIO DO CAMINHO 2

As vendas pela Kobo, parceira da Livraria Cultura no Brasil, correspondem a cerca de 10% do mercado de livros digitais no país, segundo editores –a loja não divulga quantos e-books vende. A maior loja de livros digitais, a Amazon, que passa dos 40% desse mercado no Brasil, não informou seus dados de leitura.

Embora a Kobo/Cultura represente uma fatia pequena desse mercado, seus dados permitem entender de forma inédita como os livros são lidos, já que não há esse controle para livros impressos.

Um best-seller mais longo como "Eternidade por um Fio", de Ken Follet, com mais de mil páginas, foi completado por apenas 16,8% dos leitores, e um clássico como "O Triste Fim de Policarpo Quaresma", de Lima Barreto, por apenas 13,3%. O livro mais completado por leitores da Kobo foi "Perdendo-me", de Cora Carmack, com 86,5%.

REDE

Divulgação

'Rever' (ed. Madalena) sairá na SP-Arte, em 9/4, com fotos do Instagram de Gabriela Machado; em 2014, chamou a atenção do diretor da Paris Photo, Julien Frydman, que lamentara a falta de livros surgidos na rede social

VISÕES CONFLITANTES

"O Código dos Homens", de Jack Donovan, que aponta uma "crise de masculinidade" e defende um retorno à "honra", será um dos primeiros títulos da Simonsen, que estreia na segunda (16) com um canal de publicação por financiamento coletivo na plataforma Kickante.

A editora de Rodrigo Simonsen, ex-Realejo, recorrerá ao crowdfunding para parte de seus projetos. Entre os destaques do ano, o breve "Elogio da Leitura", com o discurso de Mario Vargas Llosa ao receber o Nobel, e os contos de "A Face Serena", de Maria Valéria Rezende.

E títulos como "Terrorismo Definido", de Abir Taha, cuja abordagem inclui o "terrorismo de Estado" de Israel, e "A Nova Guerra contra Israel", de Jed Babbin e Herbert London, sobre movimento que visaria destruir o país. "Busco visões conflitantes, mas que se harmonizam na vontade de entender a alma humana", afirma o editor.

Feminismo O clássico "Reivindicação dos Direitos da Mulher" (1792), da inglesa Mary Wollstonecraft, está previsto pela Boitempo para novembro. Um dos primeiros livros sobre o pensamento feminista, aborda a igualdade entre os sexos, respondendo a autores como Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) sobre o direito da mulher à educação.

Feminismo 2 Wollstonecraft foi casada com o filósofo William Godwin e morreu em 1797 pouco após o parto da segunda filha, Mary Shelley, a futura autora de "Frankenstein".

Reforma A somaliana Ayaan Hirsi Ali, autora de "Nômade e Infiel", terá mais um título pela Companhia das Letras em junho, "Herege", que propõe uma reforma no islã para acabar com o terrorismo e com a repressão contra mulheres e minorias.

Maura de volta Há anos fora de catálogo, "Hospício É Deus" (1965) e "O Sofredor do Ver" (1968), da mineira Maura Lopes Cançado, terão edição pela Autêntica até o final do ano. As obras da autora que morreu no esquecimento, em 1993, estão entre as primeiras aquisições de Maria Amélia Mello, ex-José Olympio, como editora literária da casa mineira.

Maura de volta 2 Os livros serão lançados separadamente e numa caixa, com perfil biográfico, textos sobre a autora e cadernos de fotos.

Maura de volta 3 Na Estante Virtual, edições usadas dos livros custam de R$ 150 a R$ 780.

Hombre estúpido O livro de contos "Um Homem Burro Morreu" (Oito e Meio), de Rafael Sperling, será publicado na Espanha pela Maresia Libros, editora que também publica Marçal Aquino, Evandro Affonso Ferreira e Marcelo Ferroni.

E títulos como "Terrorismo Definido", de Abir Taha, cuja abordagem inclui o "terrorismo de Estado" de Israel, e "A Nova Guerra contra Israel", de Jed Babbin e Herbert London, sobre movimento que visaria destruir o país. "Busco visões conflitantes, mas que se harmonizam na vontade de entender a alma humana", afirma o editor.


Endereço da página: