Folha de S. Paulo


Memórias do cárcere

"Guantánamo Diary", relato em que Mohamedou Ould Slahi descreve 13 anos de tortura e humilhação na prisão americana em Cuba -onde permanece, mesmo sem acusação formal-, teve os direitos adquiridos pela Companhia das Letras. O diário foi inicialmente publicado em capítulos no "Guardian", e, nesta semana, sua edição em livro estreou em 14º lugar na lista de mais vendidos do "New York Times".

O autor, mauritano, está preso desde agosto de 2002 e escreveu à mão, em inglês, de dentro da prisão, em 2005, de uma cela solitária. O manuscrito ficou guardado em Washington por sete anos até ser liberado para publicação -mas com mais de 2.500 cortes, que aparecem sob tarjas pretas na edição americana. Por aqui, a obra está prevista para julho.

EMPURRÃOZINHO

Foi o crítico literário Antonio Candido quem convenceu a editora Boitempo a publicar o inédito "Diários de Berlim 1940-1945: Os Bastidores da Operação que Planejou Assassinar Hitler", da princesa russa Marie Vassiltchikov (1917-1978). Amiga de militares alemães que planejaram a chamada Operação Valquíria, a autora fez as anotações no calor do momento.

Flávio Aguiar, tradutor do livro, passou tempos insistindo para a editora publicar a obra. Em 2014, deu um exemplar a Candido, de quem foi aluno. O crítico enviou à editora uma nota elogiosa -e essas poucas linhas foram mais convincentes para a Boitempo que o esforço anterior de Aguiar. No texto, publicado na contracapa do livro, previsto para fevereiro, Candido, 97 anos, destaca "a qualidade extraordinária como documento e como revelação de personalidade".

CANIBALISMO À BRASILEIRA

Reprodução
"Historia Indiae Occidentalis" (1600), de Jean de Léry, parte do acervo da Biblioteca Mário de Andrade

A Biblioteca Mário de Andrade emprestará algumas de suas obras raras à Expo 2015, que acontece em Milão de abril a novembro e terá uma exibição especial chamada "Arts & Foods", sob curadoria do celebrado historiador italiano Germano Celant. A exibição terá um espaço dedicado ao canibalismo, que contará com obras da biblioteca paulistana, como exemplares da "Revista de Antropofagia" e trabalhos como "Historia Indiae Occidentalis" (1600), em que o francês Jean de Léry retratou o combate entre "selvagens brasileiros".

APOSTA AUTORAL

Criada em 2012 como produtora de conteúdo editorial, a Babilônia estreia seu próprio catálogo, com "O Africano que Existe em Nós, Brasileiros", de Julia Vidal, livro de arte que identifica a influência africana na moda e no design e que será lançado no próximo dia 5, no Rio.

Haverá mais três títulos neste semestre, norteados pela ideia de "territórios culturais", como diz a diretora editorial Michelle Strzoda. "O Rio antes do Rio", de Rafael Freitas, sobre povos indígenas, será o próximo. Depois, vem um título sobre a relação China-Brasil, de Cristiane Costa e Cibele Reschke de Borga, e um almanaque da história cultural do Brasil, de Luiz Antonio Simas.

Em Paris O curador do Festival da Mantiqueira 2015, Luiz Ruffato, organiza mais uma de suas antologias neste ano -mas esta sairá na França. "Brésil 25", pela editora Métailié, será lançada durante o Salão do Livro em Paris, com 25 autores representativos da literatura brasileira contemporânea -entre eles Chico Buarque, Milton Hatoum e Daniel Galera.

Sem fronteiras "Teoria do Drone", de Grégoire Chamayou, é o próximo título da série "Exit", da Cosac Naify, em abril. Enfoca como drones militares ignoram fronteiras e tornam qualquer lugar alvo de "zonas autônomas temporárias de massacre".
Sem fronteiras 2 O ensaio de Chamayou extrapola para uma teoria sobre o que é a guerra e o que é Estado nacional no mundo atual. O texto, inédito em português, terá tradução de Célia Euvaldo.

Socorro Cris Poli, conhecida pelo programa Supernanny, lança em abril "S.O.S. dos Pais - 500 Dicas para Educar sem Enlouquecer", pela editora Mundo Cristão.

Socorro 2 Poli recebeu da editora algumas das dúvidas mais comuns sobre a criação de filhos, que foram somadas a outras enviadas a autora em eventos dos quais participou. É o terceiro livro da autora pela casa brasileira.


Endereço da página: