Folha de S. Paulo


Quase na mesma

As vendas de livros digitais no Brasil praticamente não cresceram de 2013 para 2014, segundo algumas das maiores editoras do país, como Record e Intrínseca. No final de 2013, as vendas de e-books representavam de 2% a 3% do total das vendas dessas casas, cenário similar ao atual, em que editores falam em no máximo 3%. A exceção é a Objetiva, na qual eles hoje chegam a 4%. "Acho que estamos acima da média do mercado pela adequação do nosso catálogo a segmentos fortes no digital, como livros de negócios, e pela nossa política de marketing", avalia o diretor Roberto Feith.
A tendência à estagnação também ocorreu nos últimos anos nos Estados Unidos e no Reino Unido, mas com e-books correspondendo a mais de 20% do total das vendas das editoras. De 2009 para 2010, os EUA saltaram de 3%, patamar similar ao do Brasil em 2013, para 8%.

NA ONDA

Há dez anos no mercado de revistas, a Rocky Mountain inaugura em bom momento seu segmento de livros, que será voltado a temas como esportes ao ar livre e alimentação saudável.
A estreia, com a biografia "TC Tom Carroll", assinada por Nick Carroll, sobre o primeiro surfista a ficar milionário com o esporte, coincide com uma fase em que o surfe angaria atenção nacional, graças ao título mundial do paulista Gabriel Medina.
"O mercado não olha para este nosso nicho de forma exclusiva: as editoras têm, aqui e ali, títulos como 'Na Natureza Selvagem' diluídos em seus catálogos", diz a diretora Maria Clara Vergueiro.
O próximo será "Let My People Go Surfing", em que Yvon Chouinard, fundador da marca Patagonia, escreve sobre como ser um empresário solidário e também bem-sucedido -o título faz menção à decisão de Chouinard de liberar sua equipe sempre que entrava a ondulação ideal para surfar.

DEZ ANOS DEPOIS

O primeiro volume de "As Cartas de Ernest Hemingway", organizado por Sandra Spanier e Robert W. Trogdon, será um dos destaques do selo Martins em 2015, quando a subdivisão da Martins Fontes completa dez anos. A edição inclui todas as cartas escritas por Hemingway de 1907 a 1922, de seus tempos de estudante até a chegada a Paris.
O selo Martins foi criado quatro anos antes da divisão da Martins Fontes em duas editoras -em janeiro de 2009, o catálogo da casa foi repartido entre o selo criado por Evandro Martins Fontes e a WMF Martins Fontes, de seu irmão Alexandre. Os dez anos serão comemorados na Bienal do Livro Rio, em setembro. Outros destaques do ano são "Uma Ponte entre as Religiões", de Dalai Lama, e "O Ressurgimento e a Unificação da Itália", de Gramsci.

Vieira O lançamento da obra completa de Padre Vieira (1608-1697), resultado de dois anos de pesquisas e interpretação de milhares de documentos de arquivos e bibliotecas de Portugal e de outros países, foi concluído neste mês pela Universidade de Lisboa, que compilou 15 mil páginas em 30 volumes.

Vieira 2 O jesuíta é também o tema da "Revista de História da Biblioteca Nacional" de janeiro, que aborda inclusive seus textos proféticos. "Em escritos [...], ele anunciou a implantação na Terra de um reino cristão, conjuntamente temporal e espiritual, intitulado 'Quinto Império'", escreve a professora da USP Adma Muhana.

Traduções A Biblioteca Nacional diz que deve firmar ainda neste ano -ou seja, em até quatro dias- a assinatura do contrato com o Itaú Cultural para coedição da "Machado de Assis Magazine".

Traduções 2 A revista de traduções de textos de autores nacionais para divulgação no exterior terá seu sexto número lançado na internet em março, quando o Brasil será homenageado no Salão do Livro de Paris. O editor Felipe Lindoso diz que o prazo para selecionar os textos não será tão curto se editores e autores conseguirem enviar suas propostas o quanto antes -mas só poderão fazer isso depois de a parceria para a coedição ser formalizada.

Evolução A obra "The Upright Thinkers", de Leonard Mlodinow, autor de "O Andar do Bêbado", sai em abril pela Zahar. O livro mostra a evolução humana conforme as teorias de pensadores como Aristóteles, Galileu, Darwin e Lavoisier. A obra traça um paralelo entre o papel da ciência na definição dos padrões do pensamento e a influência da subjetividade no que diz respeito à evolução da própria ciência.


Endereço da página: