Folha de S. Paulo


Padrão Amazon

MARCO RODRIGO ALMEIDA (INTERINO)

A venda de livros físicos pela Amazon, inicialmente projetada para abril ou maio, deve começar entre fim de junho e começo de julho, dizem agentes do mercado editorial brasileiro. Segundos eles, a varejista americana vem enfrentando problemas logísticos que retardaram o início da operação. O principal entrave seria a dificuldade em receber informações completas sobre os livros, especialmente os de "fundo de catálogo", como são chamados os títulos mais antigos. O formulário de inscrição dos livros na Amazon segue um padrão internacional de cadastramento bastante detalhista, com o qual as editoras brasileiras não estão completamente familiarizadas. Algumas casas enfrentam dificuldade até mesmo para oferecer imagem da capa ou sinopse mais completa dos títulos. A Ama zon informa que não comenta planos futuros da empresa e rumores de mercado.

Os donos da mídia

A Companhia das Letras prepara para os próximos três anos uma série de biografias de grandes nomes da comunicação brasileira: Roberto Marinho (organizações Globo), Silvio Santos (SBT) e Roberto Civita (grupo Abril).

Leonêncio Nossa, jornalista de "O Estado de S. Paulo" e autor do livro "Mata! - - O Major Curió e as Guerilhas no Araguaia", vai narrar a trajetória de Marinho (1904-2003). O livro está previsto para 2017.

Já Ricardo Valladares, ex-consultor do SBT, lança em 2016 a biografia do "homem do baú", escrita com o apoio de Silvio e sua família.

Já antecipado pela coluna "Mônica Bergamo", da Folha, no começo de abril, o projeto do jornalista Carlos Maranhão (autor de "Maldição e Glória - A Vida e o Mundo do Escritor Marcos Rey") sobre Roberto Civita (1936-2013) também chega às livrarias em 2016.

Graciliano colorido

Divulgação
Imagem da reedição de 'A Terra dos Meninos Pelados
Imagem da reedição de 'A Terra dos Meninos Pelados'

"A Terra dos Meninos Pelados" (1939), clássico infantil de Graciliano Ramos, ganhará edição colorida assinada pelo ilustrador Jean-Claude Ramos Alphen, sobrinho-neto do autor de "Vidas Secas" e "Angústia".

É a primeira vez que o ilustrador assinará um trabalho como Ramos. "A história é muito interessante, fala de desajustes, da procura por um mundo imaginário onde a criança pode idealizar as relações humanas. Faço muito isso nos meus livros autorais, trabalho a relação da criança com o mundo. Por isso, me senti bem confortável para ilustrar esta história", conta.

O livro será lançado pela Galera Record em agosto, durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Longa história

A Editora Unesp adquiriu os direitos do último livro escrito pelo historiador Jacques Le Goff, morto aos 90 em abril. Publicado no ano passado, "Faut-il Vraiment Découper l'Histoire en Tranches" investiga as relações entre a Idade Média e o Renascimento.

Infantil

Ricardo Viveiros, empresário na área de comunicação, lança seu terceiro livro voltado às crianças, "Como Encontrar uma Linda Princesa" (ed. Gaivota). A sessão de lançamento acontece na Livraria da Vila do shopping JK Iguatemi no dia 8/6, das 15 às 18 horas.


Endereço da página: