Folha de S. Paulo


Os versos de Belinky

Três coletâneas inéditas de poemas infantis de Tatiana Belinky, morta no ano passado aos 94 anos, serão publicadas pela Editora 34. "Ora, Pílulas!", com ilustrações de Veridiana Scarpelli, brinca com a hipocondria. "O Livro das Quadrinhas" propõe uma viagem a um só tempo sentimental e nonsense pela vida da autora, reforçada pelos traços de Yara Kono. Já "Limeriques Estapafúrdios", cujo título faz referência aos poemas cômicos de cinco versos que se tornaram a marca registrada de Belinky, é ilustrado pela portuguesa Catarina Sobral, premiada recentemente na Feira do Livro Infantil de Bolonha. Os títulos serão lançados no dia 24 de maio, na Biblioteca Mário de Andrade, das 11h às 13h. A seleção dos poemas foi feita por Belinky pouco antes de morrer. A escritora deixou vários textos inéditos que devem ser publicados nos próximos anos.

Reestruturação na Saraiva

A editora Saraiva vai fechar até o fim do mês suas filiais em Ribeirão Preto (SP) e Campo Grande (MS). A editora ainda manterá consultores, mas irá encerrar seus depósitos e centros de distribuição nas duas cidades.

As regiões passarão a ser atendidas por São Paulo e Brasília, respectivamente. Com a mudança, a editora passará a ter 11 filiais no país.

Em nota, a Saraiva informou que está centralizando suas atividades de logística.

"Algumas das filiais da editora foram reformuladas em um novo modelo de escritórios comerciais. A proposta é que os gerentes possam focar exclusivamente em atendimento e vendas", explica o comunicado.

Keith Richards para menores

Depois de lançar há quatro anos a autobiografia de Keith Richards, a Globo Livros publica em 2015 a nova investida literária do guitarrista dos Rolling Stones.

No livro infantil "Gus & Me: The Story of My Granddad and My First Guitar" ("Gus e Eu: a História de Meu Avô e da Minha Primeira Guitarra"), Keith narra seus primeiros passos no mundo da música, influenciado pelo avô, Theodore Augustus Dupree, o "Gus", membro de uma banda de jazz.

O trabalho, com lançamento previsto para setembro nos EUA e na Inglaterra, foi ilustrado pela filha do guitarrista, que recebeu o nome Theodora Richards em homenagem ao bisavô.

-
Épico A editora WMF Martins Fontes comprou os direitos de "Beowulf: Tradução e Comentário", de J.R.R. Tolkien. A obra, concluída em 1926, é uma releitura de um poema épico do século 11. Inédita até hoje, será publicada neste mês na Inglaterra. No Brasil, a previsão é para o segundo semestre de 2015.

Épico 2 O poema, que serviu de inspiração para "O Senhor dos Anéis", narra as aventuras de Beowulf, herói que ajuda o rei dinamarquês a livrar seu povoado de Grendel, um terrível monstro.

Mistério O escritor espanhol Javier Sierra chega ao Brasil no dia 29 para divulgar o romance "A Ceia Secreta" (editora Planeta). O livro, best-seller já publicado em mais de 40 países, recria os enigmas que cercam o afresco "A Última Ceia", de Leonardo da Vinci.

Contato Representantes da Nederlands Letterenfonds, instituição oficial de difusão das letras holandesas sediada em Amsterdã, visitam Rio e São Paulo para apresentar sua produção literária às editoras brasileiras.


Endereço da página: