Folha de S. Paulo


Bioy Casares na Globo

MARCO RODRIGO ALMEIDA (INTERINO)

A obra completa do argentino Adolfo Bioy Casares (1914-1999) será publicada pela Biblioteca Azul, selo da Globo Livros, a partir de 15 de setembro, quando o escritor completaria cem anos. Neste ano chega às livrarias um volume com seis títulos escritos entre 1940 e 1959, entre eles "A Invenção de Morel", obra-prima do autor, "História Prodigiosa" e "O Sonho dos Heróis". Para 2015, a editora prevê um outro volume agrupando obras de 1961 a 1973 e a reedição de livros avulsos, incluindo o inédito por aqui "Uns Dias no Brasil", em que o escritor narra sua passagem pelo país em 1960.

Maracanazo digital
O maior clássico sobre a derrota do Brasil para o Uruguai na final da Copa de 1950, no Maracanã, vai voltar aos campos. Fora de catálogo em versão impressa, "Anatomia de uma Derrota", do crítico de cinema e programador de TV Paulo Perdigão, será relançado em e-book pela editora L&PM na próxima semana.

O anúncio foi feito dias depois de a reportagem da Folha informar que o livro estava esgotado e não seria reeditado em meio ao boom de lançamentos motivados pela Copa.

Os raros exemplares impressos do livro ainda disponíveis na rede de sebos on-line Estante Virtual custam entre R$ 109,90 e R$ 349,98.

Divulgação
ESTILO O livro
ESTILO O livro "Design Total", que a Cosac Naify lança em maio, analisa cinco projetos do escritório de arquitetura Cauduro Martino que moldaram São Paulo; entre eles, a identidade visual original do metrô (foto)

O beijo do vampiro Dalton Trevisan assinou contrato para um novo livro com a editora Record. "O Beijo na Nuca", coletânea de contos do recluso escritor curitibano, vencedor do Prêmio Camões em 2012, deve sair no segundo semestre.

Oficina Os cursos literários promovidos pela editora Terracota ganharão uma espécie de versão impressa. A coleção "Oficina de Bolso" terá inicialmente quatro cadernos, todos em edição fac-similar, com recomendações de leituras, reflexões artísticas e atividades práticas.

Oficina 2 Os cadernos são assinados por Xico Sá, colunista da Folha, Luiz Bras, Marcelo Maluf e Andréa Del Fuego. As pré-vendas começam no dia 15 deste mês, num primeiro momento apenas no site da editora (www.terracotacultural.com.br).

Quixotescos Carlos Nejar volta ao romance com uma releitura dos épicos de cavalaria. "Matusalém de Flores", que a Boitempo deve lançar em julho, retrata as agruras do esperançoso personagem-título e seu fidelíssimo Crisóstomo, um Sancho Pança canino, em meio a guerra, lutas, pestes e infortúnios dos mais variados.

É piada? O site da publicação portuguesa "Jornal de Letras" publicou na última terça uma notícia que deixou muita gente intrigada. Segundo o portal, a Porto Editora e a LeYa, dois dos maiores grupos editoriais do país, firmaram um acordo para não publicar livros com mais de 200 páginas.

É piada 2? Mas a notícia, que gerou burburinho nas redes sociais daqui e de lá, não passava de uma brincadeira de 1º de abril, dia da mentira. "Julgo que a brincadeira teve tanto impacto porque se aproximou daquela velha sabedoria popular que diz: 'Não aconteceu, mas podia ter acontecido'", afirmou Luís Ricardo Duarte, crítico literário do jornal.

Mais debate Programador temático da 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, o professor da Unicamp César Nunes limitou as apresentações musicais, comuns em edições anteriores, e escolheu como foco do evento os debates sobre os direitos civis.

Mais debate 2 Cada dia da feira,que acontece de 16 a 25 de maio, irá abordar questões relacionadas à infância, ao feminismo, aos idosos e ao meio ambiente, por exemplo.

Colaborou FABIO VICTOR


Endereço da página:

Links no texto: