Folha de S. Paulo


Você ouve as mesmas músicas?

Quem não gosta de música põe o dedo aqui! Mas cadê os dedos?

Fala a verdade: música é bom demais. Faz bem ao corpo, às emoções e, você pode nem saber, também pode melhorar até a concentração e o aprendizado. Uau! Não é à toa que quase todo mundo gosta.

Sabia que a maioria das mães canta músicas para os filhos logo após eles nascerem para embalar o sono e acalmá-los? E que, mesmo sem saber, elas costumam colocar a cabeça da criança perto de seu peito?

É que a batida do coração é um ritmo –música!– que deixa o bebê tranquilo. Pergunte à sua mãe quais canções ela costumava cantar quando você era bem pequenininho.

E os seus gostos musicais? Ouve música todo dia? E escuta sempre as mesmas, aquelas que conheceu com seus colegas, na TV, no rádio, na internet?

Todo mundo tem suas faixas prediletas. Alguns gostam de ouvi-las sempre, mas tem gente que prefere guardá-las para tocar só de vez em quando, para não "gastar". Cada um com seu gosto, não é verdade?

Você já sabe que eu adoro fazer desafios. O de hoje é aumentar o conhecimento musical. Que tal, a cada semana, ouvir uma canção diferente, de estilos bem diversos?

Há muita coisa que não toca no rádio, sabia? Aliás, se você prestar bem atenção, vai perceber que são tocados sempre os mesmos artistas. Desse jeito, não existe a chance de descobrir outros estilos, porque nem conseguimos conhecer e gostar deles!

Comece perguntando a seus pais de quais músicas eles gostavam quando eram crianças ou mais jovens. Peça para ouvi-las com eles. Vai ser um bom programa feito em família.

Na internet, sempre com um adulto, você pode pesquisar estilos que nunca tinha escutado antes. Conhecer coisas novas e ampliar os horizontes é uma das melhores coisas da vida.

Depois, conte para nós as músicas que descobriu, de quais gostou e de quais não apreciou muito.

Vamos adorar saber.


Endereço da página:

Links no texto: