Folha de S. Paulo


Você já se sujou na terra?

Já tomou chuva? Eu não estou falando daquela chuva que só molhou um pouco os seus sapatos e o seu cabelo enquanto você corria do carro para a entrada da escola, não. Falo daquela que você mesmo procura porque quer se molhar, quer sentir os pingos de água caindo na pele. É uma delícia!

Já subiu em alguma árvore para pegar uma fruta ou observar o ninho de algum pássaro, escolhendo os galhos que percebe que aguentam o seu peso?

Já pulou corda em cima de uma poça d'água, provocando aquela chuva de baixo para cima de pingos que saltam até uma altura e depois caem à sua volta? Se o sol estiver brilhando, você ainda vai conseguir ver os pingos coloridos. Que lindo!

Já usou uma lupa –aquelas lentes de aumento– para sair na grama procurando insetos, parando para ver como eles caminham em trilhas ou observando suas cores e se têm antenas ou se têm ferrão? Ai, imagine que dor deve ser levar uma picada!

Já plantou e cuidou de um vaso, de uma horta (isso dá para fazer até em apartamento), e os acompanhou para perceber o crescimento, a transformação das sementes em plantas? E já comeu algum legume ou verdura que você mesmo tenha cultivado?

Estar sempre em contato com a natureza faz um bem danado para as crianças, sabia? Elas aprendem tantas coisas! O corpo se desenvolve, a capacidade de avaliar se as situações apresentam perigo ou não aumenta e o amor e o cuidado com a vida ""qualquer tipo de vida"" se transformam em valores muito importantes.

Mesmo nas cidades grandes sempre há um parque, uma área em que há natureza para experimentar, deitar e rolar. Sem medo de ralar o joelho, ficar resfriado, molhar o calçado ou a roupa, se sujar. Isso tudo faz parte.

Incentive seus pais, dê ideias na escola para que você e seus colegas possam fazer isso sempre, combinado? Com certeza, vocês só têm a ganhar!

*

Escreva para folhinha@grupofolha.com.br com dúvidas, comentários e sugestões para a coluna; coloque nome, idade e "Quebra-Cabeça" na linha de assunto.

Alexandre Beck
tira de armandinho 26 dezembro

Endereço da página: