Folha de S. Paulo


Voltar às aulas é chato?

A escola fica legal quando aprendemos a gostar de aprender

As férias finalmente acabaram! Oba!

Oba?! Você está louca, Rosely? Não estou, não.

Muitas crianças adoram a volta às aulas, por vários motivos. Algumas por causa da saudade dos colegas, outras por estarem ansiosas para conhecer a nova sala e os novos professores... Essas coisas.

Mas são poucas as crianças que querem retornar ao ritmo da escola porque desejam aprender coisas novas. É uma pena que seja assim.

Sim, concordo com algumas coisas: nas férias, os horários de comer, de dormir e de acordar, por exemplo, são muito mais tranquilos. Isso sem falar do tempo para brincar, não fazer nada, assistir a filmes dos quais a gente gosta ou jogar.

O melhor é não ter obrigação. Mas é claro também que, na folga, é possível aprender coisas. Só que o aprendizado na escola é diferente.

Muita criança acha chato frequentar o colégio –e com isso eu vou concordar: horários rigorosos, deveres para fazer em casa, provas. E tudo isso exige duas coisas que podem parecer difíceis: esforço e compromisso. Mas tudo na vida é mais ou menos assim, sabia?

Aprender não é a parte chata dos estudos. É a melhor parte! O que dá trabalho é se esforçar.

Mas quer saber de uma coisa? Você se esforça pra caramba quando quer fazer atividades nas quais se diverte.

Quem gosta de jogar videogame, por exemplo, fica lá, no maior esforço, para atingir o objetivo do jogo e passar de fase. Quem prefere pular corda tem de fazer o maior esforço para combinar o movimento do corpo com as viradas da atividade. Haja equilíbrio e esforço!

Quem pega gosto pelo aprendizado vai conseguir se esforçar facilmente. E como faz para aprender a gostar de aprender?

Ah! Não é muito difícil. Mas não há uma receita certa para todo mundo. Cada um encontra o seu jeito de alcançar isso. Que tal tentar encontrar o seu?


Endereço da página:

Links no texto: