Folha de S. Paulo


Papai Noel existe?

Você acompanha seus pais, pelo menos algumas vezes, quando vão fazer compras no supermercado? Ou quando eles vão ao shopping para comer algo, ir ao cinema ou simplesmente para passear?

Nessas saídas com a família, presta atenção no que vê, observa tudo? Se você é bom observador, já deve ter percebido que os supermercados estão vendendo panetone, e que os shoppings estão montando os enfeites especiais de fim de ano.

E isso lembra o quê? Natal! E Natal lembra o quê? Papai Noel.

Ainda falta bastante tempo para chegar o Natal, é verdade, mas crianças já estão fazendo as listas dos presentes que desejam ganhar do bom velhinho. E algumas pessoas se perguntam: Papai Noel existe mesmo?

Vou contar uma coisa. A maioria das crianças pequenas tem certeza de que o Papai Noel existe, sim. Outras têm idade para duvidar dele, assim como duvidam da existência de outras figuras mágicas. E outras crianças pensam, lá no fundo, que o velhinho não existe. Mas elas preferem fazer de conta que continuam acreditando ou, pelo menos, deixam os pais acharem que nada mudou.

Quer saber se todos acreditam, até os adultos? Pois a maioria das pessoas acredita que exista não apenas um Papai Noel, mas milhares deles por aí.

Se não fosse assim, como tantas crianças, morando em lugares distantes, receberiam a visita dele? De vez em quando, essas pessoas também se tornam os representantes do Papai Noel.

Até você pode ser o próprio Noel ou um representante dele, sabia? Basta querer e agir. Que tal conversar com seus pais e encontrar alguém para quem você possa ser o Papai Noel?

Os Correios, por exemplo, recebem muitas cartas escritas por crianças que querem receber um agrado do bom velhinho. É só ir lá, pegar uma delas e realizar o sonho dessa pessoa.

Pensando assim, não faz diferença saber se o Papai Noel existe de verdade ou não, concorda?

Alexandre Beck

Endereço da página: