Folha de S. Paulo


Qual é o trabalho dos seus pais?

Você já se interessou em saber mais sobre seus pais? Vamos pegar um exemplo: o trabalho. Sabe o que eles fazem no emprego ou quais são as preocupações que eles têm?

Perguntei a algumas crianças sobre o trabalho da mãe e do pai de cada uma delas. Alguns disseram que só o pai trabalha e que a mãe não.

Como assim?! Todo adulto trabalha, principalmente os que têm filhos. E eles trabalham muito!

Normalmente, os adultos trabalham e recebem um pagamento pelo que fazem. Alguns são funcionários de uma empresa e ganham o mesmo salário todo mês, outros têm seu próprio negócio e outros ainda não recebem sempre a mesma quantia, mas fazem serviços e são pagos por cada um separadamente.

Há também pais e mães que trabalham e não ganham por isso: é o trabalho de casa, por exemplo. Organizar tudo, planejar a alimentação da família, lavar as roupas etc. Isso tudo dá o maior trabalho, sabia?

Hoje vou deixar um novo desafio, tipo quebra-cabeça. Seus pais sabem muito sobre a sua vida, não é? Então será que não está na hora de você saber um pouco mais sobre a deles? Começar pelo trabalho que eles fazem todo dia pode ser uma boa ideia.

Vamos supor que você saiba que seu pai é professor. Será que o trabalho é só chegar na sala e dar aulas? E antes e depois disso, o que ele precisa fazer? Para alunos de que idade leciona? Em quais escolas?

Você pode saber também, por exemplo, que a sua mãe é médica. Ela atende em um consultório? Trabalha em hospital? Se sim, qual? E ela tem alguma especialidade?

Além disso, quais trabalhos seus pais fazem em casa, sem receber nada, só para manter tudo em ordem e a família ficar feliz?

Perguntar sobre a vida dos pais ajuda a entendê-los melhor e também a se conhecer mais. E eles ainda vão adorar saber que não são só eles que se interessam pelo filho, mas que você também tem curiosidades sobre eles.

A vida em casa pode ficar ainda melhor se tomar esse tipo de iniciativa. Em frente!

Alexandre Beck
Folhinha - Tirinha do Armandinho 5/9/2015 ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***

*

Escreva para folhinha@uol.com.br com dúvidas, comentários e sugestões para a coluna; coloque nome, idade e "Quebra-Cabeça" na linha de assunto.


Endereço da página: