Folha de S. Paulo


Quer fazer feira?

Comprar alimentos pode ser uma atividade divertida; experimente!

Se sua mãe ou seu pai lhe derem uma lista com alguns ingredientes para serem comprados na feira ou no supermercado ao lado da sua casa, você vai conseguir cumprir essa missão? E se eles derem um valor em dinheiro, para que você gaste mais ou menos a metade e leve o troco de volta?

A lista é: meia dúzia de bananas-prata, meia dúzia de ovos, um pé de alface, um pé de agrião, um brócolis, um pimentão amarelo e um vermelho, uma berinjela, um pepino japonês e uma dúzia de laranjas-pera.

Quantos alimentos desses você já comeu? Saberia reconhecê-los na hora da compra? Seria capaz, também, de fazer as contas do que gastou para conferir o troco?

Vou explicar o motivo dessas perguntas: uma professora levou seus alunos a uma feira ao lado da escola, para comprar alguns alimentos. A intenção era fazer uma salada para a turma, já que eles estavam estudando alimentação saudável. Todos estão no quarto ano, ou seja, sabem ler, escrever e fazer contas.

Mas, na feira, ela percebeu uma coisa muito louca: muitos nunca tinham comido a maioria dos alimentos vendidos nas barracas, alguns nunca tinham nem os visto de perto. Veja só: tudo o que era verde, alguns chamaram de alface! Pode uma coisa dessas?

E mesmo os alunos que eram bons em fazer contas e resolver problemas na aula tiveram dificuldades para calcular o valor a ser pago e o troco que deveriam receber do vendedor!

Essa experiência também pode servir para você. Que tal ir com sua mãe à feira para saber quantos alimentos você conhece? E o que acha de experimentar um novo por semana?

Melhor: peça para sua mãe ou seu pai fazerem uma lista parecida com a que a professora criou para os alunos e vá com eles, mas compre como se estivesse sozinho.

Será que consegue dar conta de tudo? Se sim, parabéns! Se não, talvez esteja na hora de aprender!

Alexandre Beck

*

Escreva para folhinha@uol.com.br com dúvidas, comentários e sugestões para a coluna; coloque nome, idade e "Quebra-Cabeça" na linha de assunto.


Endereço da página: