Folha de S. Paulo


Você é uma criança vaidosa?

Você é uma criança vaidosa? Sabe o que é vaidade, não sabe? É aquela vontade de que os outros vejam você e o achem bonito, vestido com roupas e calçados que estão na moda ou que, pelo menos, muitos colegas e amigos usam. Estar sempre com o cabelo bem arrumado ou bem desarrumado, esse tipo de coisa.

Para ter vaidade não importa o sexo: há meninas vaidosas e meninos também. Já foi diferente. Algum tempo atrás, eram mais as garotas que davam essa importância toda à aparência, e os garotos eram mais desencanados. Mas tudo mudou, e agora meninas e meninos se importam com isso. É ou não é?

Tem criança vaidosa demais. Conheço meninas e meninos que, antes de sair, ficam um tempão olhando para o espelho, checando se está tudo ok.

E olham daqui, olham de lá e olham de novo! Parece que nunca ficam satisfeitos com o que veem. Muitas dessas crianças só querem que os colegas gostem delas e acham que, tendo uma boa aparência, isso se resolve.

Mas vamos pensar: será que beleza faz a pessoa ser mais legal? E será que o que você está enxergando no espelho é a mesma coisa que os outros também veem? Aposto que não.

Tudo bem ter um pouco de vaidade, porque isso até ajuda a pessoa a cuidar bem de si mesma.

Mas vaidade demais atrapalha, porque deixa a criança insegura. Pode ser que ela pense que só vai conseguir ter colegas e amigos que gostem dela por causa do modo como ela se veste ou se penteia. Para falar a verdade, nunca, nunquinha mesmo, alguém vai conseguir agradar a todo mundo.

E sempre é bom lembrar que a aparência é só uma parte de você, não é tudo. É verdade que ela pode ajudar na aproximação com as outras crianças, mas se você não for legal com elas, da paz, amigo, não vai adiantar nada. Por isso, tenha um pouco de vaidade, mas não deixe que ela cresça demais, está bem?

Alexandre Beck
Tirinhas Armandinho

*

Escreva para folhinha@uol.com.br com dúvidas, comentários e sugestões para a coluna; coloque nome, idade e "Quebra-Cabeça" na linha de assunto.


Endereço da página: