Folha de S. Paulo


Qual é a melhor parte das férias?

Conversei com várias crianças sobre o que elas mais gostam quando as férias chegam. Adivinhe qual foi a resposta campeã? A preferência da criançada é não precisar ir para a escola! Por que será?

Porque elas não têm hora para acordar e podem ficar na cama até mais tarde, principalmente quando faz frio; porque não têm lição para fazer em casa e nem precisam estudar (bom, algumas têm e reclamaram muito disso); e porque não têm hora marcada para fazer nada.

É mesmo muito bom não ter compromisso nem horário, não é? Quando você não faz nada, pode deixar seus pensamentos viajarem à vontade, sem precisar guardá-los depressa por causa da obrigação de fazer alguma outra coisa. E os pensamentos adoram visitar ideias e lugares desconhecidos, sabia?

Além disso, quando você não tem nada para fazer, pode pensar no que gosta e no quer fazer. E sabe por que isso é bom? Porque assim você conhece melhor a si mesmo.

Durante o período das aulas, são os adultos que decidem os seus horários e dizem o que você precisa fazer, é ou não é? Existem atividades de que você gosta, já outras são chatas –mas o melhor das férias é descobrir coisas que você mesmo inventa, sem ninguém dando dicas ou sugestões.

O segundo lugar das respostas sobre a melhor parte das férias ficou para a possibilidade de brincar o tempo todo. Adorei! Na sua idade, muitas crianças nem têm tempo para se divertir por causa de tantas coisas que precisam fazer: escola, aula de natação, inglês ou outro tipo de atividade, lição de casa que não acaba nunca... Tudo isso ocupa todo o tempo!

Sabia que não fazer nada e brincar podem ter tudo a ver? Quando você está de pernas para o ar, seus pensamentos brincam –e aí você pode inventar uma brincadeira nova e gostosa.

Agora já sabe. Quando alguém perguntar o que fará nas férias, você pode ficar orgulhoso se a sua resposta for: " Eu não vou fazer nada".

Beck
Tira da Folhinha de 4 de julho de 2015

*

Escreva para folhinha@uol.com.br com dúvidas, comentários e sugestões para a coluna; coloque nome, idade e "Quebra-Cabeça" na linha de assunto.


Endereço da página: