Folha de S. Paulo


Meninas são chatas?

Um menino de oito anos quer saber por que as meninas costumam ser tão chatas e malcriadas.

Observe na sua escola. Crianças menores de seis anos brincam todas misturadas, não é verdade? Mas, quando olha para os alunos mais velhos, é bem mais fácil encontrar grupos de meninas e de meninos separados. Mas que coisa!

A gente vê garotos se agrupando para jogar futebol -e se algumas meninas querem participar, eles não gostam da ideia. Aí, as meninas ficam na torcida, mesmo com vontade de estar lá no meio do campo.

E as meninas também fazem rodinhas, conversam mais que a boca, olham para os meninos, mandam bilhetinhos e dão muita risada, mas ficam mais entre elas. Por que isso acontece?

Porque, após os seis ou sete anos, meninos e meninas crescem e se desenvolvem de jeitos diferentes. As meninas nessa fase preferem conversar e desenhar; os meninos gostam mais de competir, correr, subir e usar o corpo, por exemplo.

Se prestar atenção no corpo das crianças, você vai perceber que garotos e garotas crescem de um jeito bem diferente e, por isso, vestem-se cada um de um maneira muito própria.

Veja bem, isso não vale para todas as crianças: há meninas que gostam mais de competir e correr, e meninos que preferem conversar e desenhar.
E claro que nem todas as garotas implicam com os meninos -assim como nem todo mundo tem a mesma opinião que o garoto do começo deste texto. Mas, nessa idade, é comum que aconteçam esses estranhamentos mesmo.

Por causa das diferenças no modo de crescer, garotas ficam mais de um lado e garotos ficam de outro. E isso acontece naturalmente, em todos os lugares.

Preste atenção: diferença não quer dizer ser chato nem malcriado. É só uma diferença.

E quer saber um segredo? Meninas e meninos são diferentes, sim. Mais tarde, quando você crescer e se tornar um adolescente, aposto que vai adorar essas diferenças.


Endereço da página: