Folha de S. Paulo


Vale a pena estar na rede social?

É oficial: você já pode participar de uma rede social na internet sem ter de mentir a sua idade. Se ainda não ouviu falar sobre isso, logo vai ficar sabendo: uma rede só para crianças acaba de ser lançada no Brasil. A Grom já existe em outros países, mas, por aqui e em nossa língua, só foi inaugurada agora.

No novo site, adulto não entra. Ou, pelo menos, não deveria... Afinal, no Facebook e em outras redes, só quem tem mais de 13 anos pode se cadastrar, mas crianças mentem a idade para também fazer parte. Será que alguns adultos não vão burlar as regras e mentir que são crianças só para xeretear o que acontece nessa rede infantil?

A página tem um monte de normas e, para fazer parte dela, precisa do e-mail de seus responsáveis. Além disso, tem gente monitorando tudo o que acontece.

Mas o que mais importa mesmo é se perguntar: será que é tão bom ter uma página em uma rede social?

"Ah! Eu posso fazer muitos amigos", me disse um garoto de 11 anos. Até pode ser. Mas e na escola, no prédio, no condomínio, no clube? Não é possível também fazer amigos?

Claro que é. Pode dar um pouco mais de trabalho, porque não basta clicar em "adicionar". É preciso ter um papo com a outra pessoa, mostrar interesse no que ela fala e faz, procurar sempre a companhia dela, essas coisas. Na rede social, não tem nada disso, é só dar uns cliques.

"Nas redes, eu posso jogar e ter companhia para fazer isso", você pode pensar. Mas sabia que dá para promover encontros presenciais com seus colegas para jogar e até organizar campeonatos? Vocês ainda podem se encontrar para trocar informações e conseguir dicas para aquele jogo superdifícil, é ou não é?

Essa coisa de rede social pode ser interessante para adultos, pois eles já fizeram tudo isso com os colegas lado a lado quando foram crianças. Na sua idade, a melhor rede social talvez seja a que você constrói com a presença dos seus amigos. Promete que vai pensar nisso?

Divulgação
Charge

*

Escreva para folhinha@uol.com.br com dúvidas, comentários e sugestões para a coluna; coloque nome, idade e "Quebra-Cabeça" na linha de assunto.


Endereço da página: