Folha de S. Paulo


Posso doar as coisas dos outros?

A mãe de uma menina de sete anos contou que a filha aprontou uma daquelas! A história foi assim: a escola pediu doações aos alunos para uma instituição que eles ajudam. A garota ficou com muita vontade de doar, mas não quis dar algo que fosse dela.

Então, para resolver o problema, levou para a escola e doou adivinhe o quê? A bolsa da mãe! E ela fez isso sem falar nada com ninguém em casa, sem pedir e sem avisar nenhum adulto. Adivinhe se a mãe não ficou brava quando descobriu o que a menina fez...

Você sabe o que é doar? É quando você passa para alguém alguma coisa sua, sem interesse nenhum, a não ser o de se sentir bem por fazer o bem. As doações têm a finalidade de ajudar uma ou muitas pessoas que precisam de algo.

Quando o tempo frio chega, por exemplo, há as chamadas campanhas do agasalho. Elas pedem doações de cobertores e blusas de frio para quem não tem como se proteger das baixas temperaturas. Não sei se você já doou, mas já pensou no calorzinho bom que seu coração sentiria ao saber que o corpo de outra pessoa ficou aquecido com uma doação sua?

Acho que a menina da nossa história queria fazer o bem, mas não desejava abrir mão de suas coisas. Aí não pode, não é?

Não dá para fazer o bem com as coisas dos outros. Ela, mesmo sem querer, provocou um problemão para a mãe, que tinha coisas importantes dentro da bolsa. E tem mais: pegou uma coisa de outra pessoa sem pedir, não é? Isso é muito errado.

A mãe, o pai e os irmãos pensam diferente da gente, lembre-se sempre disso! Você não deve nem mesmo mexer nas coisas deles sem pedir autorização. Mas, se pedir, com certeza eles não vão deixar? Mais um motivo para não pegar nem mexer em nada.

A protagonista de nossa história aprendeu com o erro que cometeu e ajudou você a aprender duas coisas: que doar faz bem e que tudo o que é de outra pessoa não deve ser mexido sem a autorização do dono.

Beck

*

Escreva para folhinha@uol.com.br com dúvidas, comentários e sugestões para a coluna; coloque nome, idade e "Quebra-Cabeça" na linha de assunto.


Endereço da página:

Links no texto: