Folha de S. Paulo


Que tal treinar sua paciência?

Duas mães com filhos da sua idade, mais ou menos, conversaram comigo e fizeram uma reclamação: "As crianças não têm mais paciência para nada".

Eu acho que elas têm razão. Hoje, a criançada quer que tudo aconteça rapidamente, não é? É difícil e cansativo esperar, ser persistente, organizado e esse tipo de coisa que exige tempo e paciência.

Mesmo na hora de aprender, muitas crianças querem tudo tão depressa que acabam tornando o aprendizado mais demorado e difícil. Que coisa!

Então, que tal aproveitar o finalzinho das férias para começar a fazer uma atividade gostosa, divertida e legal que ajude você a treinar sua paciência? Isso é bom, pois, durante a vida inteira, vai precisar ter paciência para muitas coisas. Muitas mesmo!

Já ouviu falar em origami? É uma arte que nasceu no Japão há mais de mil anos e que nada mais é do que fazer dobraduras em papel.

Quase todo mundo já fez alguma dobradura em papel na vida, como pipa e barquinho, por exemplo. Até seus pais, aposto!

Mas pouca gente faz origami. Nessa arte, não há corte nem cola. Só as dobraduras dão conta de criar todas as formas.

Há papeis especiais para usar no origami, que são possíveis de serem encontrados nas papelarias. Mas, se não achá-los, não tem importância alguma. É só escolher um papel, cortá-lo no formato de um quadrado e seguir as instruções.

Mas onde elas estão? Na internet há muitos modelos de origami, com o passo a passo. Há livros inteirinhos só com tipos dessa dobradura, fotos e todas as instruções. Para começar, com a ajuda de um adulto, você pode pegar um modelo que está na rede, em vídeo para facilitar. Não vá querer começar logo com um difícil, combinado?

Você vai conseguir criar figuras bonitas e interessantes, como flores e animais, caixinhas, copos etc. Eu desconfio que vai adorar fazer essa atividade.

Experimente!

Beck
Beck

Escreva para folhinha@uol.com.br com dúvidas, comentários e sugestões para a coluna; coloque nome, idade e "Quebra-Cabeça" na linha de assunto.


Endereço da página: