Folha de S. Paulo


Vamos ter boas atitudes no Natal?

E aí, já está animado, esperando o Natal para receber os presentes e brinquedos que quer ou espera ganhar? Você já deve ter muitos brinquedos, não é verdade? Conheço crianças que têm o quarto quase lotado deles! Nem dá tempo de usar todos, de tantos que há. E, no final do ano, você também vai dar alguns presentinhos, não vai?

Por isso, agora é uma boa hora de falar sobre sustentabilidade. Acho que já deve ter ouvido essa palavra em casa, na escola e até em livros e programas de televisão. Muitas crianças aprenderam o que é, mas não sabem como ter atitudes sustentáveis.

O final do ano é uma boa oportunidade para você ter atitudes legais com o planeta que vão ajudar muito a vida no futuro. Vou dar algumas sugestões, mas é possível também criar outras. Vamos lá?

Todo mundo sabe que reciclar é importante para a sustentabilidade. Sabe por quê? Porque, desse modo, protegemos mais o ambiente e a natureza.

Que tal você arrumar diferentes coisas que iriam para o lixo, mas que ainda podem ser usadas, e construir um presente com esse objetos? É só usar suas mãos e ideias. Garanto que quem receber vai adorar. Mas faça segredo, porque quem ganha presentes adora surpresas.

Outra ideia é reunir colegas, amigos, vizinhos, primos e fazer uma feirinha de troca de brinquedos. Olha que legal! Todo mundo sai com um brinquedo diferente para se divertir e, ao mesmo tempo, poupa a natureza, pois é preciso energia, água e petróleo, por exemplo, para as fábricas funcionarem, não é?

Você não imagina como ter atitudes como essas irão deixá-lo orgulhoso do que fez e feliz consigo mesmo! Elas ajudam o mundo a ficar melhor agora e também no futuro.

Pode até parecer que não faz diferença, por ser pouca coisa, mas faz muita! E, de quebra, você ainda pode inspirar seus colegas a fazerem coisas semelhantes. Vamos começar?

Alexandre Beck
Tira Armandinho - 20/12
Alexandre Beck
Tira Armandinho - 20/12

Escreva para folhinha@uol.com.br com dúvidas, comentários e sugestões para a coluna; coloque nome, idade e "Quebra-Cabeça" na linha de assunto.


Endereço da página: