Folha de S. Paulo


O que você vai fazer nas férias?

Demorou, demorou, e demorou mais um pouco ainda, mas finalmente as férias chegaram. U-hu! Pode comemorar com toda sua energia. Você esperou bastante por elas, não foi? E por que será que as crianças gostam tanto de férias?

Bom, não são só as crianças: se você presta atenção em seus pais, deve ter percebido que esperam ansiosamente pelas férias deles.

Todo mundo precisa descansar daquilo que faz sempre: todo dia ir para a escola, todo dia fazer lição, todo dia olhar a agenda, colocar o uniforme, acordar no horário... Ufa! Só de lembrar tudo o que é preciso fazer para frequentar a escola, até eu cansei. Aliás, também vou tirar férias, u-hu!

Isso significa não ter compromisso. Não tem horário certo para nada, só aqueles que a família tem o costume, como almoçar, jantar, dormir, essas coisas.

Mas sabe o que as mães reclamam das férias dos filhos? Que ficam o tempo todo fazendo uma pergunta: "Ô mãe, o que eu faço?". Vamos ver quanto tempo você aguenta ficar sem fazer essa pergunta para seus pais? Há tantas coisas legais que pode inventar, que não precisa ninguém dizer a você.

Também não vale ficar largado muito tempo em frente à televisão, certo?

Ficar um pouco sem fazer nada é bom. Você descansa seus pensamentos e descobre ideias novas. Se ficar o tempo todo fazendo alguma coisa, não vai ter essa chance.

E também não precisa fazer programas extraordinários: pode inventar uns bem legais, como fazer um acampamento em casa, construir um jogo, cozinhar etc. Em algumas das suas invenções de férias, vai precisar da ajuda de seus pais, concordo. Mas só em alguns momentos.

Então, mãos à obra: use aqueles momentos sem fazer nada para descobrir coisas que gostaria de fazer. Aí escolha as que são possíveis –algumas serão impossíveis– e se organize para colocar em prática. Férias é para isso: fazer o que quer e não só o que precisa. Boas férias para nós!

Alexandre Beck
Alexandre Beck

Endereço da página: