Folha de S. Paulo


Você faz parte de um grupinho?

É gostoso participar de grupos, mas é normal não ser aceito sempre

Participar de um grupo na escola pode ser bem legal! E tanto faz se for um grupo formado só com os alunos de uma classe ou se houver também crianças de outras turmas e séries. Ao ver um grupo sempre reunido, dá uma vontade enorme de estar junto, não é?

Os colegas que fazem parte de um grupo conversam o tempo todo, muitas vezes baixinho, para ninguém mais escutar.

De vez em quando, eles riem alto, mas tão alto, que chamam a atenção de muita gente que não está com eles, mas só eles sabem os motivos para tantas gargalhadas. E tem mais: quase sempre trocam bilhetinhos e segredos, mas só entre eles, não é verdade?

Vou contar uma coisa: nem sempre dá para participar desses grupos, mesmo com toda a vontade do mundo de estar lá. É que alguns deles decidem que, para que outras crianças possam participar, elas precisam cumprir exigências. Vou dar alguns exemplos que conheço, porque aconteceram com crianças que conversaram comigo sobre essa história.

Algumas meninas, para serem aceitas pelo grupo de que queriam participar, precisavam ter o cabelo penteado sempre de um determinado jeito. Outras precisavam usar maquiagem de uma marca específica e também usar pulseiras e roupas da mesma marca! Pode uma coisa dessa?

Ah! Mas isso também acontece com os meninos. Só pode torcer para o mesmo time de futebol, tem de saber jogar bem no recreio e usar um determinado tipo de tênis, por exemplo.

Opa! Se for preciso fazer coisas desse tipo para participar de um grupo, aí já não é tão legal assim, não é? Para ser aceito em um desses clubes, é preciso apenas ser companheiro dos colegas, atencioso, gentil, essas coisas. Mas, mesmo sendo assim, pode ser que encontre grupos que não aceitem você. Normal!

Todo mundo passa por isso na vida, por esse motivo, é preciso aprender a aceitar essas coisas e procurar um outro grupo.

Alexandre Beck
Alexandre Beck

*

Escreva para folhinha@uol.com.br com dúvidas, comentários e sugestões para a coluna; coloque nome, idade e "Quebra-Cabeça" na linha de assunto.


Endereço da página: