Folha de S. Paulo


Há diferença entre colega e amigo?

Quando chega à escola, você se encontra com muitos amigos, certo? Errado! Na escola, há muitos colegas. Sabia que ter colega é uma coisa bem diferente de ter amigo?

A primeira diferença é bem importante: amigo é escolha; colega, não. Pense na sua classe, por exemplo. Nela, não há só crianças que você escolheria para conviver, não é? A escolha dos seus colegas de classe não é sua, e assim será por toda a sua vida, até ser grande. Seus pais, por exemplo, não escolhem os colegas de trabalho, sabia?

Já os amigos são opção. Alguns colegas da escola se transformam em amigos. Há um desejo de estar mais tempo com eles, até fora da escola. Aguenta mais os defeitos, fica triste com eles, quer vê-los sempre bem. Quando precisam de você, está sempre disposto a ajudar. Isso é amigo.

A segunda diferença também é muito importante: dos amigos você gosta, dos colegas não é preciso gostar. Colega, a gente precisa é respeitar.

Não é porque acha um colega antipático que pode tirar onda com ele. Não é porque acha um colega chato que pode não querer fazer atividades juntos na escola. Um colega até pode ter um jeito irritante, mas, mesmo assim, não pode brigar com ele.

Isso tudo é respeitar.

Durante toda a sua vida, você terá muitos colegas e poucos amigos. Cada vez que começa um ano na escola, surgem novos colegas e somem outros, não é assim que funciona? E, se troca de escola, o número de colegas que ganha e perde é ainda maior. Por isso é tão importante aprender a respeitar e a conviver com todos eles.

Já os amigos, esses acompanham sempre a nossa vida, mesmo de longe. Por isso é que os amigos são poucos. Porque, para ser amigo, é preciso dedicação.

Alexandre Beck
Alexandre Beck

*

Escreva para folhinha@uol.com.br com dúvidas, comentários e sugestões para a coluna; coloque nome, idade e "Quebra-Cabeça" na linha de assunto.


Endereço da página: