Folha de S. Paulo


Entenda as 5 razões para a conquista do ouro inédito do Brasil no futebol

A derrota na Copa foi explicada em uma palavra: decadência. Para não cair no mesmo erro, aqui se seguem cinco tópicos para tentar explicar o sucesso na Olimpíada:

*

1. NEYMAR
São raras as edições olímpicas com o melhor jogador de sua seleção presente. Messi deu o ouro à Argentina em 2008. Neymar ajudou a consertar a falta de conjunto quando ganhou ritmo de jogo. Lembre-se: ele está em pré-temporada.

2. BOM SENSO
Rogério Micale conversou com Tite e com seus assistentes. Ele decidiu sempre. Mas soube ouvir para corrigir defeitos e mudou o sistema tático depois de dois empates por 0 x 0 na fase de grupos. Aos poucos ganhou cara de equipe.

3. CAPITÃO
Quem veste a braçadeira é Neymar, mas o líder sem faixa é Renato Augusto. No primeiro tempo, foi quem mais acertou passes e cadenciou o jogo nos momentos de apuros. Ele realiza um sonho ao jogar na seleção.

4. LUAN
A entrada do atacante do Grêmio serviu como cola para juntar os setores espalhados da seleção na primeira fase. A seleção não teve centroavante fixo, mas teve sempre quatro atacantes próximos ao gol. Luan é o oposto de Fred na Copa de 2014.

5. SORTE
Passou da hora de aprender que a preparação para uma competição como esta não pode ser em cima da hora. A crise das seleções brasileiras não é técnica. É cultura. Na principal, foram cinco técnicos em seis anos. A olímpica teve só 32 dias. Não pode mais ser assim.


Endereço da página:

Links no texto: