Folha de S. Paulo


E Valdivia jogou

Valdivia chegou a pedir dispensa dos dois últimos jogos do Palmeiras para se apresentar mais cedo à seleção chilena. O argumento era preparar-se para fazer uma grande Copa América, valorizar-se e justificar a renovação de contrato. O Palmeiras disse não.

Embora Valdivia tenha jogado mal durante todo este ano, ontem foi bem. Líder de passes errados, 9, participou do primeiro gol com o toque para Kelvin e deixou Zé Roberto, melhor em campo, na frente de Cássio no segundo gol.

O Palmeiras foi rápido na transição do meio de campo com o ataque e não foi óbvio quando a bola chegou perto da grande área. Para quem reclama de Oswaldo de Oliveira não mexer no sistema tático, ontem mexeu.

Abriu mão de um centroavante, escalou Rafael Marques pela esquerda, Kelvin na direita e montou um losango de meio de campo, com Gabriel, Arouca e Zé Roberto atrás de Valdivia.

Sobrou espaço nas costas de Arouca, que Renato Augusto aproveitou entrando em diagonal. Faria 1x0 numa jogada assim não fosse o desvio de Fernando Prass. A entrada de Mendoza no segundo tempo reforçou essa jogada. O colombiano quase diminuiu no início da segunda etapa.

A atuação do Corinthians não foi nem de perto parecida com as do início do ano. Mas teve exatamente o mesmo número de desarmes, 18, da vitória em Itaquera contra o São Paulo, na fase de grupos da Libertadores.

Só que a criação voltou a ser como dos piores momentos da primeira era Tite, aquela de 2004, das vitórias mirradas por 1x0. No segundo tempo, o Corinthians equilibrou a posse de bola em 50% e ficou exposto aos contra-ataques. Num deles, Kelvin quase marcou.

Valdivia vai para a Copa América e é a chance de Oswaldo manter a formação, mas com Cleiton Xavier no lugar do chileno. Alguns dos melhores momentos desde a chegada de Oswaldo de Oliveira aconteceram nas raras vezes em que Cleiton Xavier esteve em campo.

Os melhores do Corinthians em 2015 foram ótimos. Tinham Guerrero no comando de ataque e Émerson jogando na temperatura que cada partida exigia. A vida mudou, as dívidas obrigaram a não renovar com Guerrero e a possibilidade de perder Elias fez Tite abrir mão de seu melhor armador nos últimos dois jogos.

Editoria de Arte/Folhapress

O Corinthians perdeu pela terceira vez em Itaquera e não conseguiu igualar a estatística histórica, com vantagem verde desde 1969 –faltava uma vitória só.

Também perdeu a chance de alcançar sua maior série invicta na história do clássico –seriam onze. O Palmeiras venceu o Corinthians pela primeira vez desde 2011. No Brasileirão o impacto emocional importa e o clássico pode mudar muita coisa para melhor no Palmeiras. E para pior no Corinthians.

O CASTIGO

Robinho jogou bem sua última partida antes da Copa América. Saiu dizendo que pretende ficar no Santos. Lucas Lima foi bem, mas falhou feio no primeiro gol do Sport, que tem um bom time, sempre rápido pelos dois lados do campo. Eduardo Baptista é outro que abre mão do centroavante.

QUE 1º TEMPO

O Atlético-MG continua com a sina de vencer em casa e perder fora, mas jogou bem em Curitiba semana passada. O primeiro tempo contra o Vasco foi de time que vai disputar o título. O Vasco é frágil, mas a movimentação de Thiago Ribeiro e Luan, atrás de Pratto, foi excelente. O Atlético está forte.


Endereço da página: