Folha de S. Paulo


Os números do jogo

Sentado no saguão do aeroporto internacional de Bogotá, na volta da viagem a Manizales, Tite trabalhava com o computador aberto, ao lado do assistente Fernando Lázaro. O técnico tinha acabado de alcançar seu primeiro objetivo do ano, a classificação para a fase de grupos da Libertadores, e estava a dez metros de entrar no avião para uma viagem de seis horas. Não parava.

Entre suas observações, Tite pode ter percebido que o número de passes de Jadson aumentou 65% neste ano.

No Brasileirão, eram 23 certos e três errados. Os erros seguem iguais, mas Jadson tornou-se o terceiro melhor passador do time, com 37 toques corretos "" Elias acerta 42, mas também erra mais (7 por jogo).

Filho do lateral campeão do mundo Zé Maria, o Super Zé, Fernando Lázaro é o mapa do Corinthians desde 2005. Tem todos os dados, vídeos, detalhes sobre quem passa melhor, quem erra menos, como os adversários se posicionam em bolas paradas no ataque, na defesa.

Às vezes conta por que Émerson Leão foi quem mais o ajudou. Leão não gostava e não via nada. Quando recebeu uma fita VHS para estudar respondeu que aquela tecnologia não existia em sua casa havia anos. O Corinthians melhorou a tecnologia. Tite usa tudo.

Quem produz conteúdo estatístico para a maior parte dos clubes percebe isso pela utilização da senha de acesso. No Corinthians, o sistema é usado todos os dias. Em outros clubes, nem sempre.

Analisar um jogo com base nas estatísticas é bobagem. Não há fórmula para a vitória, ensina o livro Os Números do Jogo, de Chris Anderson e David Sally. Mas comparar o que você viu com o que os números informam ajuda bastante.

O Datafolha faz isso desde 1986. O Footstats, companhia dedicada às estatísticas, acaba de lançar uma rede social para distribuir informações detalhadas sobre os jogos.

No passado, só as tabelas de artilheiros faziam sucesso. Hoje, muita gente quer saber quem dá mais passes para gol. O refinamento agora chegará a quem clareia a jogada, dá o toque chave, escancara a defesa adversária.

Surpresa: Maicon do São Paulo faz muito isso.

Não quer dizer que a torcida tricolor não tenha razão ao julgar que o time fica mais lento com ele. Fica mesmo! Mas Ganso também está certo ao afirmar que com Maicon na equipe a vida fica mais fácil.

Os números desmentem a retina, mas também confirmam o que você vê. Os dados da nova rede social indicam qual jogador do futebol brasileiro faz mais gols que valem pontos "" aqueles da vitória suada por 1 x 0, 2 x 1.

Essa você sabe e Tite também!

No Brasileirão passado, o Corinthians venceu onze vezes por um gol de diferença. Em sete dessas vitórias, Guerrero fez o gol que abriu ou o que fechou o placar.


Endereço da página: