Folha de S. Paulo


Violeiro da menor cidade do Brasil faz sucesso em SP com música indie

Luis Gustavo Coutinho saiu do solo da viola caipira. Mas a viola caipira não saiu dele. O músico, à frente da banda Falso Coral, nasceu numa fazenda na Serra da Saudade, município menos populoso do Brasil, de acordo com o Censo 2015. São 818 habitantes, ou 819 quando ele está de passagem por Minas Gerais, para visitar a família, nos arredores.

Carolina Vianna/Divulgação
Banda Falso Coral
Banda Falso Coral com indumentárias de Folia de Reis

Foi a raiz mineira de Luis que deu à Falso Coral seu elemento mais notável: as músicas são compostas em cima de acordes de viola caipira, ainda que metade delas seja cantada em inglês e o som lembre o de bandas independentes estrangeiras.

A banda nasceu na USP, em 2012. Coutinho cursava audiovisual e já brincava com o instrumento que achou encostado na casa de uma tia. Um amigo dele disse que conhecia uma aluna de letras que cantava bem já fazia aulas de canto popular. Era Bela Moschkovich, 25, a vocalista. Os dois descobriram que tinham em comum o gosto por Clube da Esquina e outros artistas, como a portuguesa Márcia e bandas como Arcade Fire. O pai de Bela também tocava viola caipira.

Nos três anos seguintes, tocaram em casas de amigos e fizeram vídeos para a internet. Conseguiram reunir um público. Foram encampados por uma gravadora em 2016.

Na hora de dar uma roupagem definitiva para lançar comercialmente as músicas, se aproximaram de Guilherme Giacomini, produtor e DJ, para dar às faixas sons eletrônicos de sintetizadores. Ele acabou fazendo da dupla um trio.

Luisa Dörr/Folhapress
 Luiz Gustavo Coutinho (à esq.). Bela Moschkovitch e Guilherme Giacomini integrantes da banda Falso Coral
Luiz Gustavo Coutinho (à esq.). Bela Moschkovitch e Guilherme Giacomini integrantes da banda Falso Coral

O resultado final fez sucesso na internet. Foi noticiado por veículos de como "Billboard" e a Globo. O pesquisador de música caipira Ivan Vilela elogiou as músicas.

"Eu ouço o disco e acho ele muito pop", diz Luis no apartamento onde vive, na Consolação. É na sala de casa que ele edita, além de programas de TV de onde tira o sustento, os videoclipes da banda.

Por ora, duas músicas já ganharam vídeo: "Still on The Race" e "Aurora". "Antes, eu compunha muito em inglês, porque fazia parte do meu repertório. Mas comecei a gostar também de algumas coisas que fazia em português"

Na quinta (20), o Falso Coral se apresenta na Sensorial Discos, na rua Augusta. Em 9 de maio, abrem o show da cantora inglesa Lucy Rose no Elevado, em Higienópolis.

"Folia", o primeiro EP da banda, está disponível para ser ouvido e baixado de graça on-line aqui.


Endereço da página: