Folha de S. Paulo


Após um ano e meio, atleta atropelada na USP fará sua primeira maratona

Quinze meses após ter sido atropelada na Cidade Universitária, enquanto corria, Anelive Torres, 36, está de volta ao mesmo lugar. Em pé. E trotando.

A biomédica foi um dos cinco corredores atingidos por um Corolla prata antes das 7h do dia 16 de outubro de 2014.

Rompeu cinco ligamentos e quebrou duas fíbulas. Fez três cirurgias. Recorreu a pilates e fisioterapia para, aos poucos, se ver em pé. Em janeiro, andava. Ao fim de julho, corria 10 km. Terminou 2015 com duas novas medalhas de meias maratonas. Agora, prepara-se para completar seus primeiros 42 km, em Paris, em abril. Ainda há poses em que o joelho chia. Ela não.

Às 6h ela já deixou os dois filhos com o marido e está na Cidade Universitária. Não tem medo? "Se um raio cair duas vezes no mesmo lugar, é porque preciso passar por isso. Tudo tem um porquê. Inclusive as coisas ruins."

À época, a polícia afirmou suspeitar de embriaguez ao volante. Luiz Antonio Conceição Machado, o atropelador, afirmou que teve um mal súbito enquanto dirigia e que não prestou socorro por medo de ser linchado. Foi liberado em 2015 a responder em liberdade ao processo de homicídio -Alvaro Teno, que passou boa parte dos seus 67 anos incentivando as pessoas a não diminuir o passo, morreu no acidente.

Na primeira manhãzinha em que voltou à USP e subiu a rua onde foi atropelada, Anelive derramou uma lágrima, pisou mais forte "para deixar tudo para trás" e seguiu seu trote.

atleta

-

MONOCULTURA PERUANA

Luciano Amarante/Folhapress
A sede do Rinconcito Peruano, na rua Aurora
A sede do Rinconcito Peruano, na rua Aurora

O Rinconcito Peruano, restaurante andino nascido na cracolândia, expande seus domínios. Nos últimos dois meses, abriram uma unidade no Tatuapé e outra no Largo do Arouche, além de uma em Guaianases. "E todos os garçons são peruanos. Fomos recrutar umas 20 pessoas lá", diz Kauê Perez, da casa.

-

ELES CHORAM EU VENDO LENÇOS

A crise de um é a bonança do outro. O "Guia Dois Por Um", que dá 50% de desconto para refeições em casal em restaurantes da cidade, sairá com uma tiragem de 6.000 exemplares, mil a mais que no ano passado. "Estamos esperançosos para 2016", diz Rita Grimm, que criou a publicação. Houve ganho de casas também: 22 restaurantes entraram na empreitada, contra 20 casas que saíram, entre elas o Sal :(

-

COPAN EM CRISE DE IDENTIDADE

Thays Bittar/FolhaPress
Edifício Copan, localizado na avenida Ipiranga, centro de São Paulo
Edifício Copan, localizado na avenida Ipiranga, centro de São Paulo

Maior edifício residencial da cidade, o Copan instituiu um novo sistema de segurança. Visitantes dos cerca de 5.000 moradores agora precisam mostrar o RG nas portarias. Em alguns blocos de grande movimento, como o B, repleto de quitinetes, a nova prática causa congestionamento de até 20 minutos em horários de rush,

-

ENTRA NA FILA
2h30

Era o tempo de espera para almoçar no restaurante de massa chinesa Hong He, na Liberdade, às 13h do sábado (2). Nas outras duas unidades da casa, no Paraíso e em Moema, a espera não chegava a meia hora, ainda que o ambiente
Hong He: Liberdade - rua da Glória, 622, tel. 3275-1986; Moema - av. Ibirapuera, 2.343, tel. 5052-0530; Paraíso - rua Tutoia, 312, tel. 3559-9996

-


Endereço da página:

Links no texto: