Folha de S. Paulo


Decoradores de Natal sofrem com precipitação de shoppings em 2015

A precipitação da decoração natalina de shoppings em 2015 fez Aletrânia Santos, 30, trabalhar como uma rena em noite de Natal.

Funcionária da maior fábrica de decoração corporativa de fim de ano, onde pinta papais noéis e duendes, Aletrânia Santos passou a pegar o ônibus para Taboão da Serra duas horas mais cedo todos os dias e fazer outras duas horas de serão após o expediente, em média.

Pudera: era 10 de outubro, iminência do Dia das Crianças, e centros de compra já se vestiam de veludo. O shopping Higienópolis já estava pronto para o Natal, com uma roda-gigante e tudo. "Este ano todo mundo se adiantou e encavalou nosso trabalho", diz Ana Cecília Cipolatti, diretora da empresa da família, a Cipolatti.

Mesmo shoppings que deixaram para montar a árvore em novembro, como Iguatemi, Morumbi e Center Norte, optaram por receber o bom velhinho nos primeiros dias do mês, adiantando em uma semana a festa.

Geralmente, as empresas decidem até março o que vão querer fazer no fim do ano. Em 2015, diz Cipolatti, o grosso das encomendas fechou só em julho. "Acho um pouco exagerado. Banaliza a data", diz a empresária que vive dela.

Se as redes sociais se queixam do Natal que dura três meses, Aletrânia é só agradecimentos: "Hora extra é mais dinheiro. É bom pro Natal".

-

ENTRA NA FILA

3 horas
Era a espera da Casa do Porco, novo restaurante de Jefferson Rueda, às 13h30 do último dia 29. Em compensação, quem foi às 19h do dia seguinte enfrentou "apenas" 45 minutos para experimentar quitutes como a barriga suína com geléia de pimenta. [ Rua Araújo, 33, Sta.Efigênia, tel. 3258-2578 ]

-

ROUPA NOVA
Hambúrguer de pernil do Estadão
Famosa pelo corte suíno, a casa 24 horas deu de moer a carne da perna do porco e fazer com ela um X-salada, pelo qual pede R$ 10. Se o leitor não se incomoda de perder o gosto para maionese e a textura para um disco de carne, pode ir sem medo.

-

SUICÍDIO CÊNICO NO CENTRO
Moradores da Bela Vista viram um corpo a girar no topo da Câmara Municipal paulistana, à meia-noite da sexta-feira 13. Houve quem saísse à rua, só para constatar, na portaria, se tratar da gravação da comédia "Um Namorado para Minha Mulher", versão brasileira de um filme argentino de sucesso, prevista para 2016. E o suicida cênico era Caco Ciocler.

-

SEM PUTANESCA EM MOEMA
O cardápio da casa de diversões Bahamas, em Moema, será reformulado por uma ex-"Masterchef" nas próximas semanas. Oscar Maroni, 64, dono do lugar, comissionou sua filha, a chef Aritana Maroni, 36, para pensar em novas comidas para os frequentadores da boate e hotel. "Ela cozinha muito bem e tem autonomia para escolher. Mas vamos fugir de piadas, tipo macarrão à putanesca", garante ele.


Endereço da página:

Links no texto: