Folha de S. Paulo


O Brasil voltou a crescer? Conheça o 'Índice PQ?' e descubra

A partir de hoje, o PorQue.com.br passa a publicar seu índice de atividade econômica mensalmente. O que o índice faz? Fornece uma medida do crescimento do PIB acumulado em 12 meses até o mês em questão. É um termômetro da atividade, com a vantagem de ser calculado em frequência mensal (enquanto o PIB é divulgado apenas trimestralmente e com grande defasagem temporal pelo IBGE).

O modelo estatístico que empregamos aqui funciona mais ou menos assim: usamos diversas variáveis que são divulgadas mensalmente e extraímos o sumo informacional que elas em conjunto nos fornecem. Mais precisamente, o mecanismo captura a tendência comum de oito diferentes variáveis e o apelida de "fator comum".

A lógica de extração do sumo é a seguinte: cada série de dados sozinha não faz um bom verão, pois dados individuais são erráticos, sofrem influências de fatores que não são muito relevantes para entendermos a tendência da economia como um todo. Os economistas chamam isso de ruído, e é esse ser barulhento que tentamos expugnar.

Nessa primeira versão do modelo, utilizamos[1]:

- Produção industrial total
- Produção industrial de bens de capital
- Arrecadação federal de impostos
- Produção de papelão ondulado (ABPO)
- PIB mensal agrícola calculado pelo Ipea
- Produção de caminhões mensal (Anfavea)
- Consumo total de energia elétrica
- Índice IBC-Br do Banco Central

Note-se que o "fator comum" calculado com base nos dados acima pode ser empregado para prever tanto cada uma dessas variáveis individualmente, como também variáveis não incluídas na estimação, a exemplo do nosso querido PIB.

O gráfico a seguir mostra o que o modelo diria sobre a evolução do PIB com base na tendência dos dados mensais de atividade e o que de fato ocorreu com o PIB. O ajuste é relativamente bom, mas nota-se uma curiosa discrepância para os anos de 2015 e primeira metade de 2016.

Paulo Pinto/CBJ

O último dado do gráfico acima é relativo ao segundo trimestre de 2017. Mas, como já temos dados de atividade econômica referentes a julho, podemos perguntar ao modelo: no acumulado em 12 meses, a quantas vai a atividade econômica tendo como ponta da amostra o mês de julho?

Resposta: 1,7% de crescimento! Isso significa que o crescimento no terceiro trimestre vai ser estrondoso? Não, pois só temos dados para julho. Precisamos aguardar ainda agosto e setembro. Mas os sinais na ponta definitivamente parecem bons.

[1] Os dados de mercado de trabalho, da PNAD contínua, possuem série histórica muito curta; portanto, não os empregamos aqui.

*

Quer acessar mais conteúdos do Por Quê? Clique aqui


Endereço da página:

Links no texto: