Folha de S. Paulo


Marca fechará avenida em Paris para desfile com Jane Fonda e Helen Mirren

Jin Yu/Divulgação
A atriz Helen Mirren durante a première do filme 'The Leisure Seeker' no 74º Festival de Veneza, na Itália
A atriz Helen Mirren durante a première do filme 'The Leisure Seeker' no 74º Festival de Veneza, na Itália

Um dos momentos mais aguardados desta semana de moda de Paris não será um desfile de roupas, mas sim de beleza. Neste domingo (1º), a gigante francesa dos cosméticos L'Oreal fechará parte da avenida Champs-Élysées para um megadesfile a céu aberto.

A atriz americana Jane Fonda, 79, e a britânica Helen Mirren, 72, estão confirmadas no time de "modelos" do evento. Elas irão se juntar às "angels" Doutzen Kroes e Maria Borges, da Victoria's Secret. Thylane Blondeau, novata das passarelas e sensação do mercado de moda francês, também está na lista, ao lado das veteranas Irina Shayk e Barbara Palvin.

Espera-se que a enorme passarela, de 60 metros, seja ladeada por quase 600 convidados e milhares de curiosos, que poderão assistir à primeira apresentação da marca em uma semana de moda desse porte. A escolha não foi aleatória: a avenida é um dos cartões-postais mais importantes da cidade e costuma receber 300 mil passantes em um único domingo.

Setenta versões de cabelo e maquiagem foram criadas pela L'Oreal para o evento. As produções dos 60 maquiadores e cabeleireiros escalados para o desfile serão complementadas por joias da grife Chopard e roupas de etiquetas de luxo da França.

Mike Blake/Reuters
A atriz Jane Fonda durante o 69º Emmy em Los Angeles, Estados Unidos
A atriz Jane Fonda durante o 69º Emmy em Los Angeles, Estados Unidos

As "maisons" Balmain, Courrèges, Emanuel Ungaro e Sonia Rykiel, além dos estilistas Isabel Marant, David Koma e Giambattista Valli, todos da casta dourada parisiense, são alguns dos nomes que irão compor o desfile. Ao todo, 19 designers se prontificaram a emprestar looks.

Próxima ao Arco do Triunfo, a estrutura começará a ser montada na manhã do sábado (30), quando o trânsito na área do desfile será fechado para carros.

A prefeitura de Paris assumiu o esquema de segurança, mantido em segredo e cujo plano inflará ainda mais o efetivo de policiais no entorno da Champs-Élysées, onde se concentram as butiques chiques da cidade. Vale lembrar que o nível de alerta para ataques terroristas ainda é alto no país.

Esse desfile tem peso duplo para a história da semana de moda. Além de furar a bolha fashionista e permitir que pessoas comuns participem da temporada, algo inimaginável para um modelo separatista como o da semana de Paris, a apresentação marca a entrada de uma grife de cosméticos no circuito internacional.

É uma estratégia acertada. Em um mercado de cifras congeladas como é a do prêt-à-porter de luxo atualmente, qualquer respiro fora do padrão tem potencial de alavancar vendas e aquecer o desejo nos clientes.


Endereço da página: