Folha de S. Paulo


Festival de documentários de moda chega a SP pela primeira vez

Divulgação
Model', de Frederick Wiseman, acompanha os bastidores de uma agência de modelos
'Model', de Frederick Wiseman, acompanha os bastidores de uma agência de modelos

Começou nesta quinta-feira (21) a primeira edição do Feed Dog Brasil, festival espanhol de documentários de moda. A programação de onze filmes, repleta de títulos importantes da cinematografia "fashion", de "Helmut Newton: Frames From the Edge" (1989) a "Mapplethorpe: Take a Look at The Pictures" (2016), é um retrato da falta de títulos sobre os bastidores da indústria da moda.

O direto do evento, Marcelo Aliche -que também preside o In-Edit, festival de documentários musicais-, afirma que teve dificuldade em encontrar filmes para além do ufanismo fashion e cujas temáticas tratassem a moda do ponto de vista da cultura.

"Há muitos filmes chapa-branca sobre moda. Reconheço a relevância de tratar sobre um estilista ou uma marca, mas sempre há filmes sobre 'nãoseiquemzinho' que é mais propaganda do que cinema. Por isso. nesta primeira edição. há também um viés de retrospectiva sobre os filmes que realmente importam nesse mercado", diz Aliche.

O vencedor do oscar Frederick Wiseman está entre os nomes icônicos da programação do festival, que ocupa até a próxima quarta-feira (27) a Cinemateca Brasileira. Seu filme "Model" (1980), filmado em preto e branco e que acompanha os bastidores de uma agência de modelos de Nova York, será exibido no sábado (23).

Também ganha destaque os brasileiros "Deixa na Régua" e "Fora do Figurino", este último do cineasta Paulo Pálico e que versa sobre a falta de padrão de medidas na moda brasileira.

"Não poderíamos tratar apenas do espectro glamoroso da moda, mas também dos problemas que ainda persistem e precisam ser solucionados", diz Aliche, que também montou uma programação de palestras com nomes importantes da moda brasileira, como Paulo Borges, fundador da São Paulo Fashion Week, e Alberto Hiar, da Cavalera.

É a primeira vez que o festival sai de sua cidade natal, Barcelona, na Espanha. A organização da mostra internacional trata a edição brasileira como uma "carta de intenções", segundo Aliche, para poder testar e levar o evento para outras cidades do mundo.

"São Paulo foi escolhida por ter uma das semanas de moda mais importantes e ser centro cultural da América Latina. Fazia falta um festival de filmes que levasse essa indústria a sério."


Endereço da página: