Folha de S. Paulo


Calendário Pirelli terá primeira modelo 'plus size' da sua história

Prestigiado pela qualidade estética das fotos e por servir de referência para a indústria das modelos, o calendário Pirelli irá comemorar 50 anos no próximo ano exibindo um time de tops que, pela primeira vez, incluirá uma modelo considerada "plus size".

A americana Candice Huffine,29, apareceu nas primeira imagens dos bastidores do calendário comemorativo, assinado pelo fotógrafo nova-iorquino Steven Meisel e pela ex-editora da "Vogue" francesa, Carine Roitfeld.

Huffine tem 1,80cm, 90kg e quase 90 cm de cintura, medidas bem acima do padrão longilíneo estabelecido pelas agências de modelos tradicionais.

Marc Regas/Divulgação
A top 'plus size' Candice Huffine nos bastidores do calendário Pirelli 2015
A top 'plus size' Candice Huffine nos bastidores do calendário Pirelli 2015

Nas fotos divulgadas neste mês pela "Vanity Fair" italiana, é possível ver a top trajando um corset justo feito de couro preto. As brasileiras Adriana Lima, Raquel Zimmermann e Isabeli Fontana, a porto-riquenha Joan Smalls e a inglesa Karen Elson são algumas das colegas de Huffine na próxima edição do calendário.

A escalação de uma modelo tida como gorda pela indústria fashion em uma publicação tradicionalmente destinada a mostrar a beleza imposta por esse mesmo segmento vem num momento em que se questiona os padrões estéticos na moda.

Na última segunda-feira (21), a modelo australiana Robyn Lawley, conhecida dentro do mercado de modelos "plus size", causou rebuliço nas redes sociais ao postar uma foto de biquíni e sem photoshop no Instagram.

Os internautas criticaram o fato de uma modelo aparentemente magra e de cintura fina ser considerada "plus" pelo mercado de moda.

Reprodução/Instagram/robynlawley1
A modelo 'plus size' Robyn Lawley em foto do Instagram
A modelo 'plus size' Robyn Lawley em foto do Instagram

"[A indústria] está causado distúrbios sobre a imagem do corpo ao redor do mundo", disse um usuário.

Dois anúncios polêmicos deste mês jogaram ainda mais lenha no assunto sobre a esquizofrenia dos padrões adotados pela indústria.

A grife Abercrombie & Fitch anunciou que passará a vender modelos de roupa no tamanho XXXP, no qual a circunferência da cintura é estimada em 56 cm. Isso depois de, no ano passado, tirar das araras as peças no tamanho XG (extra-grande).

O motivo da exclusão do tamanho extra-grande, segundo o CEO da marca, Mike Jeffries, é poder associar o nome da Abercrombie apenas a "gente magra e bonita".

A rede americana de lojas populares J.Crew, logo após o anúncio da Abercrombie, também implementou em sua grade de tamanhos a numeração super-super-pequena.

A desculpa usada pela J.Crew é a de que há uma demanda crescente do mercado asiático pelos seus produtos. Lá, segundo a marca, os clientes seriam menores e mais magros que os ocidentais.


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