Folha de S. Paulo


Campanha convoca parte da indústria de moda para ações culturais até 2016

A indústria da moda brasileira começa a se preparar para a Copa do Mundo e as Olimpíadas 2016, no Rio, de olho principalmente no consumidor interno. Uma campanha lançada nesta semana pela Luminosidade, empresa da São Paulo Fashion Week e do Fashion Rio, pretende aproximar esse mercado do vestuário nacional a partir de ações culturais.

As primeiras empresas a patrocinar o projeto batizado de Amo Moda, Amo Brasil, foram a rede de lojas Riachuelo, o grupo de shopping centers Iguatemi e a marca de cosméticos O Boticário, que devem bancar parte dessas ações. Não há estimativa de valores.

As três empresas, todas patrocinadoras da São Paulo Fashion Week, parecem mais interessadas com a valorização de suas imagens do que com as vendas especificamente.

As ações programadas pela Luminosidade irão contemplar quatro eixos considerados de maior importância para a indústria fashion brasileira: o jeans, o trabalho artesanal, o algodão e a moda praia.

Estão confirmadas exposições, dois livros - um sobre os 20 anos da SPFW, que acontece em 2015, e outro sobre os diálogos de moda com vertentes da cultura como música e cinema -, e desfiles temáticos que já devem acontecer paralelamente à Copa 2014.

Apesar da aparente boa vontade dos empresários, não há consenso sobre como essas ações podem beneficiar a indústria de base da moda, já que, por ora, parecem envolver apenas o topo da cadeia alimentar da moda nacional.

Não estavam presentes no lançamento, por exemplo, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, que organiza um dos maiores eventos de negócios da moda, o Minas Trend Preview.

Também não havia representantes de outros eventos de desfiles, como o cearense Dragão Fashion, que poderia contribuir com a São Paulo Fashion Week para ações conjuntas fora do eixo dos grandes eventos do Sudeste.

O recado é claro: ame a moda e ame o Brasil, mas fique aqui, pertinho da gente.

CAMPANHA

No lançamento da empreitada na casa da estilista Giuliana Romano, estava parte dos estilistas que desfilam no evento paulistano, donos de marcas focadas em volume de vendas, como Sônia Heiss, da Dudalina, e representantes da Associação Brasileira Têxtil e Confecção e do governo de São Paulo

Paulo Borges, fundador e CEO da Luminosidade, pediu que todos os convidados compartilhassem no Instagram a hashtag #amomodaamobrasil como forma de "abraçar a causa da moda".

Até agora, apenas 344 fotos têm o slogan da campanha publicado na rede social.

Vídeos criados pela Higher and Higher, produtora do fotógrafo peruano Mario Testino, irão circular em canais a cabo e na internet.

O primeiro desses filmes mostra o processo de confecção de uma roupa, da costura até a passarela, e tem fundo musical que simula a narração de uma partida de futebol.

Veja vídeo


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