Folha de S. Paulo


Resistência pacífica contra a loucura climática de Trump

O ano de 2016 foi o mais quente da História —é o terceiro ano seguido que quebra o recorde de temperatura.

Um relatório de clima divulgado nesta quinta-feira (10) pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, agência do governo americano que trata do tema, e que teve a participação de 500 cientistas do mundo todo, vai além: a alta do nível dos oceanos também é recorde, as secas duraram muito mais tempo, houve grande redução na calota polar e na cobertura de neve.

Jorge Guerrero - 9.ago.2017/AFP
Reservatório em Guadalteba, no sul da Espanha, está praticamente vazio devido à seca no país
Reservatório em Guadalteba, no sul da Espanha, está praticamente vazio devido à seca no país

Segundo esse relatório, todas essas mudanças estão relacionadas a uma tendência de longo prazo, de aquecimento global, e mais a curto prazo, fenômenos como o El Niño.

Um outro relatório sobre clima, que foi vazado pelo "New York Times" nesta semana, afirma que há inúmeras evidências de que ações do homem estão causando aquecimento global.

"Atividades humanas, principalmente emissões de gases do efeito estufa, são os principais responsáveis pelas recentes mudanças climáticas", consta do relatório, que deve ser publicado até o dia 18 de agosto.

Agora, imaginemos qual será o impacto destes relatórios sobre o governo Trump: nulo.

O governo Trump abraçou de forma entusiasmada a negação do aquecimento global (e se retirou do acordo de Paris ).

Algumas das pérolas de Trump e sua equipe:

- Scott Pruitt, chefe da Agência de Proteção Ambiental, anunciando esta semana uma revisão sobre estudos relacionados ao aquecimento global: "O povo americano merece uma discussão aberta, honesta e transparente sobre essa suposta ameaça ao nosso país." (A EPA eliminou as informações sobre mudança climática do site da agência.)

Tuíte de Trump de 2012: "O conceito de aquecimento global foi criado pela China para tornar a indústria americana não competitiva"

Trump em 2013 : "Aquecimento global é uma farsa."

Rick Perry, secretário de Energia, em junho: "Eu não acho que o CO2 seja a causa primária para mudança climática."

Considerando que o gabinete de Trump se nega terminantemente a sequer reconhecer o papel dos humanos no aquecimento global, muita gente está tentando impedir a catástrofe com as próprias mãos.

Nos EUA, muitos grupos e indivíduos têm recorrido aos tribunais para impedir que Trump continue desmantelando as regulamentações adotadas por Obama

Dois condados e uma cidade na Califórnia estão processando petrolíferas como a Chevron e a Exxon Mobil, exigindo recursos para arcar com os custos do aquecimento global.

No Oregon, um grupo representando os interesses das crianças, Our Children's Trust, também processa o governo. "Acreditamos que o governo deveria defender nossa saúde e segurança, e não os lucros das petrolíferas. "

Segundo um levantamento da ONU, há mais de 900 processos em 20 países em relação a mudança climática. É uma onda de resistência pacífica que se espalha pelo mundo.


Endereço da página:

Links no texto: