Folha de S. Paulo


Rio-2016: Gambiarra não é jeitinho

Ricardo Borges-3.ago.16/Folhapress
Rio de Janeiro, RJ, BRASIL. 03/08/ 2016; Turistas fazem fila para tirar foto nos Arcos Olimpicos na praia de Copacabana na tarde desta Terca-Feira(03).(Foto: Ricardo Borges/Folhapress) *** EXCLUSIVO FOLHA ***
Turistas fazem fila para tirar foto nos Arcos Olimpicos na praia de Copacabana

A cineasta e cenógrafa Daniela Thomas resumiu: a cerimônia de abertura da Olimpíada no Rio traduz o espírito da "gambiarra".

Gambiarra, segundou o Houaiss, é uma extensão elétrica, de fio comprido, com uma lâmpada na extremidade, que permite a utilização da luz em diferentes localizações dentro de uma área relativamente grande.

No dia-a-dia brasileiro, gambiarra é simplesmente um "recurso popular, criativo, para resolver algum problema".

Com orçamento cortado sucessivamente, os diretores criativos da cerimônia —Fernando Meirelles, Andrucha Waddington e Daniela Thomas— tiveram de lançar mão do "McGyverismo", como definiu Daniela, em referência ao ídolo da série de TV dos anos 80 que resolvia os problemas mais cabeludos tudo com um canivete e muita imaginação (além de fritar ovo no radiador).

"Não temos com o que fazer, mas temos que fazer. O espírito da gambiarra é importante aqui no Brasil. Não é uma coisa sacrificante. Não é um 'coitados de nós'. Gambiarra rocks, gambiarra é maravilha, gambiarra é pura criação", disse Daniela.

Segundo ela, eles foram atrás de todo o repertório analógico para tirar o evento do papel. "Os gregos , os romanos, inclusive os gladiadores, faziam espetáculos extraordinários. Não tinham tecnologia, mas tinham encantamento", disse Daniela.

As limitações começaram pela conformação física do Maracanã, que passaria por uma nova reforma, mas acabou não ocorrendo.

Os portões do estádio têm cerca de 1,90 m. Por isso, não era possível levar nenhuma estrutura para dentro do estádio —nem carros alegóricos.

Também não dava para fazer um palco, porque as cadeiras do Maracanã são muito baixas e muitas pessoas não conseguiriam ver. O teto não permitia a instalação de uma ampla estrutura de iluminação.

E o Maracanã, ao contrário de estádios olímpicos, não tem pista de atletismo. Então, os atletas vão percorrer um caminho alternativo durante o desfile.

Segundo Andrucha, a única coisa de alta tecnologia da abertura será a projeção. "A gente se virou nos 30 e vai entregar. Compramos muita coisa no Saara. (comércio popular do Rio) "

Todos os artistas —entre eles Caetano Veloso, Gilberto Gil, Anitta vão se apresentar de graça, como voluntários. Segundo Waddington, a cerimônia de abertura da Rio 2016 teve 10% do orçamento do evento da olimpíada de Londres.

"A gente preparou quatro cerimônias. A que a gente vai apresentar é a quarta. Mas ela tem a mesma alma que a primeira. Estamos acostumados com isso. Tivemos menos do que todos os últimos tiveram", disse.

Mario Andrada e Silva, diretor-executivo de comunicação do comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio, contemporizou: "serão jogos economicamente sustentáveis" por causa dos recursos muito abaixo do desejável.

E Marco Balich, produtor executivo da cerimônia , até defendeu a austeridade olímpica. "O orçamento é irrelevante quando se tem boas ideias. Neste momento no Brasil, foi até bom não ter um show opulento ou exibicionista. "

E afirmou que o evento será "cool". "O espírito da gambiarra está lá o tempo inteiro", diz Andrada. "Mas a gambiarra, ao contrário do "jeitinho brasileiro", não tem efeitos colaterais."

A cerimônia de abertura dos jogos será uma boa oportunidade para mostrar aos 5 bilhões de espectadores no mundo que "gambiarra", de fato, não é a mesma coisa que "jeitinho".


Endereço da página:

Links no texto: