Folha de S. Paulo


Abertura da Copa do Mundo terá apenas 22% de torcedores estrangeiros

Arena verde e amarela

O jogo de abertura da Copa do Mundo será assistido no Itaquerão majoritariamente por torcedores brasileiros. Contabilidade interna do governo federal aponta que, na partida entre Brasil e Croácia, apenas 22% do público comum –não incluídos patrocinadores e torcedores VIPs– será de estrangeiros. O restante, somente brasileiros. Os números são oriundos dos ingressos vendidos e processados para o jogo até o momento.

Contraponto. Segundo jogo mais importante da Copa em São Paulo, a semifinal da competição terá mais estrangeiros. Argentinos e alemães são, por enquanto, os maiores compradores de ingressos –mais de 53%.

Probabilidade. O favoritismo de Alemanha e Argentina para chegarem a essa semifinal explica o fato de torcedores desses países comprarem tantos ingressos.

Intercâmbio. Membros do Comitê da Copa do Qatar-2022 estão no Brasil para visitas a cinco sedes do Mundial. Estiveram anteontem em Porto Alegre, onde se encontraram com o secretário da Copa, João Bosco Vaz. A intenção das visitas é observar a preparação do país na organização do torneio.

Cheque... O Internacional definiu ontem a empresa integradora, que centralizará as contratações das estruturas temporárias da Copa, mas não faz ideia ainda de quanto será gasto com esses serviços.

...em branco. A preocupação é que as estruturas temporárias não podem custar mais que R$ 25 milhões, valor que o governo do Rio Grande do Sul disponibilizou em incentivos fiscais. Não há, porém, nenhuma certeza de que esse orçamento será cumprido, principalmente porque as contratações têm que ser feitas às pressas.

Não fui eu. No documento em que orienta os árbitros a evitar ao máximo a realização de manifestações do Bom Senso em jogos do Brasileiro, a CBF pede que o quarto árbitro explique aos capitães que não é uma iniciativa da confederação, mas que é preciso seguir normas já existentes no livro de regras da Fifa.

Deu tilt. O anúncio da contratação de Anelka feito pelo presidente Alexandre Kalil, via Twitter, causou congestionamento sem precedentes no site do Atlético-MG. Isso porque, antes mesmo da apresentação do francês, o clube já publicou em sua página o perfil do atleta.

Agora vai. A diretoria do Atlético-MG, aliás, esperava que Anelka chegasse a Belo Horizonte no início desta semana, mas agora a previsão é que o jogador desembarque no Brasil na quinta-feira para se apresentar ao clube.

Público... A organização da Copa do Nordeste acredita que a final do torneio, hoje, terá o maior público do Brasil no ano, ultrapassando o confronto entre Botafogo e Deportivo Quito, que contou com 45.158 pagantes.

...recorde. Até ontem, já haviam sido vendidos mais de 40 mil entradas para a final, entre Ceará e Sport. Os pernambucanos venceram a primeira partida por 2 a 0.

Colaborou EDUARDO OHATA e MARCEL RIZZO, de São Paulo

DIVIDIDA

"Acabaram com o time B do Palmeiras, mas por milhões querem trazer o Alan Kardec, do time B do Benfica"
Mustafá Contursi
Ex-presidente do Palmeiras, ao reclamar dos valores para a contratação do jogador


Endereço da página: