Folha de S. Paulo


Gargalo financeiro

O empréstimo de R$ 65 milhões solicitado ao BNDES para concluir a reforma da Arena da Baixada não será liberado tão cedo. O pedido está em fase inicial de análise pelo banco, que, internamente, considera inviável que o financiamento seja aprovado até o fim de fevereiro. O fato gera problema a Curitiba, pois a garantia financeira da obra é um dos principais dos requisitos da Fifa para manter a sede na Copa. A decisão sai hoje.

No vermelho. A "demora" na liberação do financiamento –solicitado na semana passada– causa pânico em Curitiba. Isso porque o Atlético-PR, responsável pela obra, já avisou à Prefeitura de Curitiba e ao governo do Paraná que só tem dinheiro para bancar a reforma até o fim de fevereiro.

Plano B. Uma das opções cogitadas para abastecer financeiramente a obra enquanto o dinheiro do BNDES não sai é o Estado do Paraná realizar outro financiamento, com o Banco do Brasil.

Cofre... Sem alarde, os governos do Ceará e do Mato Grosso abriram licitação para contratar as estruturas temporárias do entorno de seus estádios.

...aberto. Os dois Estados possuem estimativas de quanto devem gastar com essas exigências da Fifa, mas não abrem o valor. Alegam que trata-se de uma recomendação geral passada às sedes, para que o gasto final seja o menor possível. No entanto, cada sede da Copa deve gastar cerca de R$ 50 milhões com as instalações.

Chamada. O Comitê Paulista da Copa realizou ontem um evento para incentivar os municípios do Estado a investirem na captação de turistas durante o Mundial. O governo paulista considera que ao menos 67 cidades têm potencial para atrair público.

Última... Após a Justiça negar ao Santos o direito de ver os contratos entre Neymar e Barcelona, o clube do litoral vai apelar à Espanha para obter os documentos.

...cartada. A diretoria santista já contratou um escritório de advocacia em Madri para tentar ter acesso aos acordos. Com eles em mãos, o clube vai estudar se tem direito a pleitear mais dinheiro sobre a venda o atacante.

Radar. O escritório contratado pelo Santos terá a missão também de acompanhar todas as ações na Justiça espanhola que tratam da relação entre Neymar e Barcelona. Será rastreado, inclusive, a investigação que causou a queda de Sandro Rosell, que renunciou à presidência do clube catalão.

Tratado... O Ministério do Esporte se reúne hoje com o presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Mauro Silva, e a pugilista Adriana Araújo, bronze em Londres-12. Tentará fazer as pazes entre a atleta e a CBB, para que ela volte aos treinos com a seleção e, futuramente, seja incluída no programa Bolsa Pódio.

...de paz. Adriana está fora do grupo desde a convocação da seleção em janeiro de 2013, mas figura como terceira colocada no ranking mundial até 60 kg.

Colaborou EDUARDO OHATA, de São Paulo

DIVIDIDA
"Não houve nenhum abalo na estrutura da Arena Pantanal, e o estádio estará pronto em meados de março"
Maurício Guimarães
Secretário da Copa no MT, sobre o incêndio que ocorreu no estádio em 2013


Endereço da página: