Folha de S. Paulo


Pela beirada

A seleção da Argentina iniciou há duas semanas a procura por centros de treinamento para se preparar para a Copa-2014. Belo Horizonte é, hoje, a cidade favorita para receber o time de Lionel Messi no período pré-Mundial. Nesta semana, inclusive, uma das principais emissoras esportivas da Argentina, a TyC Sports, visitou o centro de treinamento do Atlético-MG para conhecer a estrutura do local e realizar filmagens.

Plano. Uma das ideias iniciais da Argentina, no entanto, era fazer a preparação para a Copa-14 em seu próprio país e, só a poucos dias do início da competição, embarcar para o Brasil.

Livre arbítrio. Tão defendida pela Fifa, a Lei Geral da Copa entrou em rota de conflito com uma decisão judicial. A Justiça do Distrito Federal determinou que as escolas privadas locais não precisarão se adequar à lei, que exige que os sistemas de ensino realizem as férias escolares de 2014 exatamente no período entre a abertura e o encerramento do Mundial.

Jurisprudência. A decisão abre precedente para que outras instituições façam o mesmo pedido na Justiça e não cumpram o previsto na Lei Geral da Copa.

Cobertor... A falta de dinheiro no Flamengo afeta o planejamento para a contratação de um treinador substituto de Mano Menezes.

...curto. Com o caixa rubro-negro escasso, é defendido dentro da Gávea que não se contrate nenhum técnico caro, como Abel Braga, até o fim do Brasileiro, pelo menos. Sob essa perspectiva, Jayme de Almeida, treinador interino, ganha força para permanecer no cargo enquanto a situação financeira do Flamengo não melhorar.

Passo... Atuante na elaboração do calendário do futebol nacional, a TV Globo não deve participar da primeira reunião entre o Bom Senso F.C. e a CBF.

...a passo. Os líderes do movimento dos jogadores dizem saber da influência que a emissora tem na definição das datas, mas quer que o primeiro encontro seja somente com a confederação, já que ela é a entidade máxima do futebol no país.

Foco. Cartolas que analisam a manifestação de jogadores a favor da mudança no calendário do futebol ressaltam a regionalidade dos protestantes. Apontam que 29 dos 75 atletas revoltados atuam em São Paulo, o que reflete os problemas do Campeonato Paulista.

Cobaia. Dois representantes da Fifa visitaram a CBF para apresentar à entidade seu sistema nacional de registro de transferência de atletas. A ideia da entidade internacional é começar a implementação do programa pelo Brasil e, depois, repassar a todos as outras federações de futebol filiadas.

Aprovado. Na visita da Fifa à CBF, aliás, foi elogiado o sistema próprio da confederação que registra as transferências internacionais.

Colaborou SÉRGIO RANGEL, do Rio


Endereço da página: