Folha de S. Paulo


Estratégia

Assim como o Corinthians, que refuta falar sobre a saída de jogadores agora, o Santos também trata com cautela a negociação de Neymar antes da final do Paulista. O clube iniciou as negociações para vender seu astro, mas não se apressa para fechar a transação logo porque não quer tirar o foco da decisão. A partir da semana que vem, porém, vai intensificar os contatos com os interessados em Neymar para realizar o negócio.

À toa. Antes de ser tirado da final do Paulista e anunciar aposentadoria, Rodrigo Braghetto passou por uma reciclagem. Segundo a comissão de arbitragem da FPF, ele recebeu orientação sobre o melhor posicionamento em campo em treinamento que realizou no clube Nacional.

Tratamento VIP. Guilherme Ceretta, apontado ontem para ser o juiz da decisão, e os outros membros da arbitragem terão à disposição um banquete com comida japonesa antes do jogo. O tratamento é semelhante ao dado a quem ocupa os melhores camarotes do estádio.

Grão... Motivo de preocupação dos clubes, o consumo de camisas piratas de times continua em alta. Entre os meses de março de 2011 e de 2013, o número de torcedores que compram uniformes não oficiais diminuiu apenas 7%, de acordo com pesquisa da Stochos, empresa de consultoria esportiva.

...em grão. Hoje, 77% das pessoas dizem comprar produtos oficiais dos times, enquanto há dois anos esse número era de 70%. Para incentivar a venda de peças originais, os clubes optam por fazer parcerias com empresas especializadas em franquias para abrir lojas oficiais.

Fala... A declaração de Luis Paulo Rosenberg, vice do Corinthians, que disse que o Flamengo "pensa que concorre com a gente e só ganha nas dívidas" repercutiu muito mal na Gávea.

...muito. Dirigentes da gestão de Márcio Braga, presidente do Fla na época em que Rosenberg virou diretor do Corinthians, lembram que o cartola pediu ajuda aos rubro-negros para reerguer seu clube, rebaixado. E até negociou contratos em parceria com o Flamengo. Reclamam que agora, como o Corinthians está bem, Rosenberg está sendo ingrato.

Livre. A extensa lista de isenções fiscais que o governo cede à Fifa cresceu. As importações de troféus, medalhas, flâmulas, bandeiras etc. para Copa das Confederações e Mundial foram beneficiadas com desoneração de impostos federais.

Peneira. A realização da Copa das Confederações e do Mundial-2014 fez com que aumentasse o número de interessados no curso da Fifa, em parceria com a FGV, em gestão, marketing e direito no esporte. Foram 1.200 inscritos para 100 vagas.

Colaboraram ALESSANDRO DA MATA, EDUARDO OHATA e MARTÍN FERNANDEZ de São Paulo


Endereço da página: