Folha de S. Paulo


Advogados do mensalão se articularam para pedir a revisão criminal

O céu é o limite Advogados de condenados no mensalão confirmam, em caráter reservado, que já se articularam para pedir a revisão criminal do julgamento da ação. A possibilidade foi levantada na sessão de ontem do STF (Supremo Tribunal Federal) pelo ministro Gilmar Mendes. Os criminalistas vão esperar a aposentadoria de Joaquim Barbosa, que abrirá mais uma vaga na corte, para ingressar com uma nova ação alegando erro judiciário e pedindo que sejam anuladas as condenações.

Em casa De um petista sobre a virada no julgamento: "Agora o Supremo está mais equilibrado. Antes, era como jogar na Bombonera, com juiz argentino e torcida contra".

Tem mais A defesa de João Paulo Cunha (PT) aposta que o voto de Teori Zavascki deve ser definitivo para derrubar a condenação do petista por lavagem de dinheiro.

Histórico Em voto no STJ (Superior Tribunal de Justiça), o ministro afirmou que o crime só se configura se ficar comprovada a intenção de ocultar o dinheiro. Na sabatina no Senado, disse que a lavagem só existe se houver crime anterior, tese adotada pela defesa de João Paulo.

Deixa assim Diante do clima interno depois da derrubada da quadrilha, ministros que votaram a favor dos condenados ontem diziam, no entanto, que o "melhor" é que agora nada mais seja alterado no julgamento.

Em baixa Apesar de dizer que o "blocão" da Câmara liderado pelo PMDB é normal, o vice-presidente Michel Temer confidenciou a um aliado que o clima entre o partido e o governo Dilma Rousseff "nunca foi tão ruim".

Novela Governistas e peemedebistas avaliam que a crise só acabará quando Dilma agir para encerrar a reforma ministerial. Auxiliares da presidente, no entanto, dizem que ainda é preciso contemplar o Pros e o PTB.

Torneira... A Sabesp finalizou projeto para as obras que vão permitir a utilização do volume morto de duas represas do sistema Cantareira e espera assinar em até dez dias contratos emergenciais no valor de R$ 80 milhões para realizar a adequação.

... aberta A presidente da estatal, Dilma Pena, diz que, com as obras, parte da água estará disponível para uso já no início de maio. Os fornecedores estão sendo avisados.

Dona Flor O PR voltou a negociar o apoio à reeleição de Geraldo Alckmin (PSDB). O deputado Milton Monti tem conversa marcada com Edson Aparecido (Casa Civil). Há duas semanas, o empresário Maurílio Biagi, filiado à sigla, recusou ser vice de Alexandre Padilha (PT).

Dois pesos Marcos Pereira e Celso Russomanno (PRB) se reuniram no início da semana com o tucano. Levaram ao governador a proposta de que as duas siglas se aliem na disputa pela Assembleia, mas não na corrida pela Câmara, onde o ex-deputado é aposta para puxar votos.

A fonte... Alckmin se reúne hoje em Brasília com os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Aldo Rebelo (Esporte) para discutir a segurança durante a Copa.

... secou O tucano avisou a interlocutores que não pretende destinar mais recursos do Estado para a competição.

Visita à Folha José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava com Paulo Bomfim, chefe de gabinete, Washington Luiz Gonçalves Pestana, chefe da assessoria militar, Rosangela Sanches, diretora de comunicação, e Ives Gandra Martins, jurista.

*

TIROTEIO

"O STF, com os novos ministros nomeados por Dilma, confundiu as suas atribuições com as da Advocacia-Geral da União."

DO DEPUTADO RONALDO CAIADO (DEM-GO) sobre o placar de 6 votos a 5 pela absolvição de condenados no mensalão pelo crime de formação de quadrilha.

*

CONTRAPONTO

O pagador de promessas

Em recente sessão, Gonzaga Patriota (PSB-PE) pediu a palavra na Câmara, mas confessou não saber o que dizer.

—Meu Deus, o que é que eu vou dizer? Cheguei e o presidente é o deputado padre Luiz Couto. Estava falando o padre Ton e, depois, falou o padre João. Agora, três padres depois, vai falar um pecador...

Em seguida, Patriota contou de duas visitas que fez a eventos católicos nos dias anteriores. Couto, que foi ordenado padre aos 31 anos, complementou:

—V. Exa. foi tantas vezes chamado ao altar que eu o colocaria num nicho, no lugar dos santos!

Com BRUNO BOGHOSSIAN e PAULO GAMA


Endereço da página: