Folha de S. Paulo


Planalto recorre até Jefferson por apoio do PTB para MP dos Portos

Todos os santos Ideli Salvatti (Relações Institucionais) acionou até Roberto Jefferson em busca de ajuda para garantir o apoio do PTB na votação da medida provisória dos portos, ontem, na Câmara. O delator do mensalão, maior escândalo do governo Lula, concordou em ajudar o Planalto. O ex-deputado Benito Gama, presidente da sigla, também foi procurado para conter Silvio Costa (PE), que estava "incendiando" o plenário da Casa com posicionamento contrário à MP.

Articulação Diante do pedido, a dupla acionou Jovair Arantes (PTB-GO), líder do partido, que ficou de conversar com sua bancada.

Jogando a toalha Luiz Sérgio (PT-RJ) retirou emendas polêmicas da MP após pressão do Planalto e do PT: "Gleisi Hoffmann e José Guimarães me pediram", diz ele.

Show do bilhão Em tom de brincadeira, Eudes Xavier (PT-CE) disse a Amaury Teixeira (PT-BA) logo após registrar presença: "Vamos embora que eu quero meu R$ 1 bilhão!". O valor foi o prometido pelo governo em emendas em troca da aprovação da MP.

Taxímetro Diante das sucessivas obstruções na votação da MP dos Portos ontem, um deputado brincava: "O PMDB inaugurou a obstrução por hora nesta Casa".

Calendário Guido Mantega (Fazenda) acertou com o secretário-executivo, Nelson Barbosa, que ele entra em férias hoje. Sua exoneração será efetivada em 1º de junho.

Para depois 1 Setores do governo defendem que Alessandro Teixeira, que deixará o Ministério de Desenvolvimento e Indústria depois de pedido de Fernando Pimentel, seja realocado na Casa Civil após temporada de férias.

Para depois 2 Beto Vasconcelos, secretário-executivo de Glesi Hoffmann, deve deixar o posto no período. Outra opção é alocar Teixeira em um órgão internacional.

Mediação Joaquim Barbosa receberá Márcio Thomaz Bastos, advogado de José Roberto Salgado, do Banco Rural, no caso do mensalão. O presidente do STF convidou o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para participar da audiência, na próxima segunda-feira.

Flashmob Barbosa tem dito que não precisa pautar a análise dos embargos de declaração do mensalão antes de levá-los ao plenário do Supremo. Ele pode surpreender os demais ministros e propor a análise dos recursos a qualquer momento.

QI A bancada federal do PSDB levará ao senador Aécio Neves (MG) o nome de Bruno Araújo (PE) como indicação para a secretaria-geral da sigla. A despeito da decisão, o posto segue como o preferido para acomodar a seção paulista na Executiva.

Tiro n'água De um sindicalista que participou da conversa com o Planalto ontem: "Foi uma reunião que levou do nada para lugar nenhum".

Sinergia Empenhado em derrubar a mudança no ICMS discutida no Senado, Geraldo Alckmin (PSDB) telefonou para Luiz Marinho (PT). O petista prometeu ajuda e levou o tema à reunião da Frente Nacional de Prefeitos.

Uni-vos Com apoio de setores do empresariado de Estados contrários às alterações no imposto, sindicatos da Força e da CGTB querem levar hoje 30 mil pessoas para protestar na Esplanada.

Visita à Folha Marina Grossi, presidente do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), visitou ontem a Folha. Estava com Eduardo Nunes, coordenador de comunicação, e Renato Nassar, assessor de imprensa.

*

TIROTEIO

Com o discurso de ontem, Anthony Garotinho deixa de ser o Garotinho do PR para ser apenas um garotinho da Ideli.

DO DEPUTADO NILSON LEITÃO (PSDB-MT), líder da minoria na Câmara, sobre fala de Anthony Garotinho (PR-RJ) em defesa da votação da MP dos Portos.

*

CONTRAPONTO

O que é isso, companheira?

A filósofa Marilena Chauí participou na segunda-feira de debate sobre o lançamento do livro "10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma'', organizado pelo sociólogo Emir Sader. Fez uma longa fala e terminou com um brado:

--Odeio a classe média --disse, para em seguida chamá-la de ''fascista'' e ''reacionária''.

Lula, que falou logo depois da acadêmica, tratou de aliviar o clima, para êxtase da plateia:

--Depois de anos que lutei para chegar à classe média, vem essa mulher e esculhamba com a classe média...

Com ANDRÉIA SADI e PAULO GAMA


Endereço da página: