Folha de S. Paulo


Dilma manda suspender demissão da número dois do Desenvolvimento

Faltou combinar O Palácio do Planalto foi surpreendido ontem de manhã com o pedido de exoneração do número dois do Ministério do Desenvolvimento registrado no sistema interno. Sem comunicar a Dilma Rousseff, Fernando Pimentel encaminhou na quinta-feira a demissão do secretário-executivo, Alessandro Teixeira. Informada, a presidente mandou sustar a decisão. Assim como Guido Mantega e Nelson Barbosa na Fazenda, Pimentel e Teixeira vivem às turras desde o início do governo.

Xodó Chamado de "carregador de piano'' no palácio, Teixeira trabalhou com Dilma no governo de Olívio Dutra e, depois, ela o levou para a transição FHC-Lula. Ele ajudou a elaborar o plano de governo em 2010.

Que fase! Além de ter sido responsabilizada em parte pelo imbróglio na votação da medida provisória dos portos, Ideli Salvatti (Relações Institucionais) ficou de fora do programa do PT, que exibiu nove ministros na TV.

Irrevogável? Lula pediu, durante almoço no Palácio da Alvorada, que Aloizio Mercadante (Educação) reconsiderasse decisão de não se candidatar ao governo de São Paulo em 2014. Ele, no entanto, se mostrou decidido a permanecer no ministério.

Da garoa Enquanto isso, Alexandre Padilha mantém agenda intensa em São Paulo. Hoje o ministro da Saúde se reúne com os sete prefeitos do ABCD e, depois, inaugura uma unidade de pronto-atendimento em São Bernardo, ao lado de Luiz Marinho.

Tem volta Além de Lula, João Santana também acha que Eduardo Campos pode desistir de disputar a Presidência. Segundo relatos da reunião, o marqueteiro disse ter pesquisas que mostram que o socialista "esmoreceu''.

Sem volta Já Dilma, Mercadante e o presidente do PT, Rui Falcão, acham que a candidatura do governador de Pernambuco é irreversível.

Sobrecarga O diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, acumulará interinamente o posto de secretário de Segurança de Grandes Eventos do governo. Responsável pela organização da Copa de 2014, o órgão está vago desde que Valdinho Caetano pediu demissão, há 15 dias.

Palanque Pré-candidata ao governo do Paraná, Gleisi Hoffmann (Casa Civil) vai entregar hoje mais de 150 equipamentos do PAC, entre motoniveladoras e retro-escavadeiras na região de Maringá e Paranavaí. O governador Beto Richa (PSDB), adversário da petista, foi convidado.

Acéfalo O PSDB está sem diretório eleito em 220 dos 645 municípios de São Paulo. Os tucanos correm para montar comissões provisórias para não perder força de mobilização na pré-campanha de Geraldo Alckmin à reeleição.

Censo O partido também mapeou a presença de delegados na convenção do último fim de semana e concluiu que oito regiões tiveram baixa participação. Os dados vão para turbinar os Diálogos com São Paulo, ciclo de visitas de dirigentes ao interior.

Sem-teto A Justiça acabou definitivamente com o auxílio-moradia de R$ 2.250 a deputados estaduais paulistas, suspenso desde fevereiro. O benefício custava R$ 2,5 milhões ao ano e era pago até aos 26 parlamentares que declaram morar na capital.

Deixa estar A Mesa se reúne na segunda-feira para tratar da decisão. Em 2012, a Casa preferiu não recorrer contra o fim do auxílio-paletó para evitar desgastes.

Visita à Folha Aguinaldo Ribeiro, ministro das Cidades, visitou ontem a Folha. Estava com Márcia Gomes, assessora de imprensa.

*

TIROTEIO

O PT escalou Guido Mantega, a Mãe Dináh das previsões furadas, para dizer na TV que a inflação está controlada. É para se preocupar.

DO SENADOR AÉCIO NEVES (MG), pré-candidato do PSDB à Presidência, sobre a participação do ministro da Fazenda na propaganda do partido.

*

CONTRAPONTO

Uma boa ideia

Homenageado na 3ª edição do prêmio Top Etanol, o ex-ministro Luiz Dulci, titular da Secretaria-Geral de Lula, decidiu pregar uma peça nos organizadores. Convidado a discursar, o mineiro criticou os produtores de cana-de-açúcar no final de sua fala.

--Gostaria de deixar clara a minha insatisfação com o foco da produção de cana hoje no país. Na minha opinião, ela está muito restrita ao álcool e ao açúcar--, disparou causando apreensão nos organizadores.

--E o combustível espiritual? E a cachaça, como fica? --emendou, para risos e alívio da plateia.

Com ANDRÉIA SADI e PAULO GAMA


Endereço da página: