Folha de S. Paulo


Vertigem política

Ao direito, nas democracias liberais, cumpre tradicionalmente a função de reduzir a voltagem e a velocidade da política. As constituições, por intermédio da organização do sistema de representação democrática, de separação de poderes e do controle de constitucionalidade, contribuem para transformar o conflito e a violência em competição partidária, assim como para desacelerar a política em momentos de vertigem.

Nos últimos meses essa relação entre direito e política parece estar se invertendo no Brasil. A incapacidade do sistema político de propor e implementar soluções para os diversos problemas que afligem a sociedade e, em especial, de agir em conformidade com as regras republicanas, que devem orientar a conduta política numa democracia, catapultou o direito e suas instituições ao centro da arena política.

A Lava Jato, impulsionada pelas delações premiadas e agora pela decisão do Supremo de permitir a execução da pena após decisão em segunda instância, transformaram o direito e suas instituições em protagonistas do vertiginoso momento político que vivemos. Os partidos e seus líderes, inclusive os da oposição, são hoje meros passageiros. Como diz meu velho e sábio amigo, Antonio Angarita, a política se calou.

A autonomia das instituições de aplicação da lei frente à política alcançou o seu ápice nesta sexta-feira (4). A troca de ministros da Justiça parece ter contribuído para que a Polícia Federal se visse obrigada a oferecer sinais claros de que não está disposta a abrir mão de sua autonomia funcional.

Embora esse movimento de dar à lei caráter efetivamente universal, a todos se impondo, seja altamente positivo, constituindo uma verdadeira revolução na cultura política brasileira, é importante ter clareza que as instituições jurídicas não terão a capacidade, e nem seria desejável que isso acontecesse, de ocupar o papel da política, que é, fundamentalmente, o de construir alternativas para que a sociedade possa seguir o seu caminho.

O fato de que as instituições jurídicas venham demonstrando uma espantosa capacidade de reprimir os ataques à República não significa que possam contribuir, mais do que já estão fazendo, para que a República retome o caminho do progresso social, do desenvolvimento econômico e da estabilidade política, iniciados com a adoção da Constituição de 1988.

O risco, neste momento, é que grupos mais radicais venham a ocupar o espaço vazio deixado pelos políticos, impondo uma lógica do enfrentamento, desqualificação e eventual busca de eliminação dos adversários. Nesse sentido, é indispensável que setores mais compromissados com a democracia reconstruam o diálogo, em busca de alternativas para a crise.

Com a fragilização de Cunha, com tudo de ruim que ele representa, abre-se uma pequena oportunidade para que o Congresso Nacional retome o seu papel central na arena política brasileira. Purgar os males praticados é indispensável para a reconstrução da legitimidade do poder, mas não o suficiente para que o Brasil possa recuperar a sua capacidade de enfrentar os imensos desafios que estão a nossa frente. Em tempos bicudos não há nada melhor do que nos amarrarmos aos mastros de nossas instituições democráticas para não nos deixarmos seduzir pelo canto mortal das sereias.


Endereço da página: