Folha de S. Paulo


Há notívagos na rede social que assustariam os próprios vampiros

O "Face" tem notívagos que assustariam os próprios vampiros. Estava eu às 4h da manhã posta em sossego quando apareceu a mensagem súbita de uma "facefriend". E na rede social não há preâmbulos, vai-se falando o que se tem na cabeça, principalmente de madrugada.

— Nina, o João me deixou e levou a panela! Uma All-Clad!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :( :(

Nem sabia direito o que era uma All-Clad, mas ela continuava, angustiada, sofrendo. Que ele tivesse levado joias, o escambau, mas a panela, poderia existir maior ofensa?

Entendi que a panela tinha até saído num documentário do Discovery Channel. Raio de panela, nunca soube disso. Que peça deveria ser! Fui ficando curiosa, pensei que o Daniel Cohen, nosso "faceamigo", deveria saber que panela era aquela. E, se não soubesse, trataria de saber e comprar uma na hora. Mas ela nem me dava tempo de perguntar nada: "Eu a achava maravilhosa, fazia bacalhau sem deixar queimar o fundo. Ele levou uma parte de mim e levou para alguém que não sabe a diferença entre sálvia e alecrim!".

Já sem sono, eu estatelei mais os olhos, meio com inveja daquele utensílio imprescindível.

- Mas me explica melhor que raio de panela é essa.

Ela escrevia, já sem pontos e vírgulas, que ser dona de casa no tempo dela era pior profissão que a de traficante, mas que sempre fora transgressora. O negócio dela era cozinhar, era máster em feijoada, teve horta de abóbora por causa das flores, não podia ver um pão novo que fazia, até o de figo da Mari Hirata já fizera, e frequentava um brechó no Bexiga que tinha de tudo, máquina de fazer macarrão novinha e barata e uns pratos ingleses de R$ 10 cada um.

A essa altura eu só queria era saber do endereço do brechó. Nem estava mais ligando para o problema do casal. E ela não dava trégua, saudosa, chorosa. "Eu fazia coisas simples naquela panela também, como carne moída com quiabo, arroz, feijão e ovo frito. Moqueca com pirão... até o picadinho do Copa imitei e também um polvo cheio de tentáculos e ventosas com páprica."

Mas, era incrível, ela não iria falar no marido nem uma vez, não sentia falta dele, nenhuma?

Não sentia. Ele ter ido embora, tudo ok, "levar a moça à praia, ler os mesmos poemas, tocar violão pra ela, mas aquela panela! Crueldade demais. Ele me tirou tudo, fiquei sem chão, sem ar, a cama vazia e a cozinha manca".

Imaginei que ela estivesse tomando alguma providência para a panela voltar e quiçá o marido, mas ela disse que não. Ele até tinha aparecido para filar uma boia, "mas sem a panela nada feito, vou entrar com a reintegração de posse da panela".

Estranhei, afinal não era ele o dono da panela? Era, tinha comprado numa daquelas feiras que o Josimar organizava ou no Santa Luzia, não tinha muita certeza. Achei que no Santa Luzia não era, nunca havia visto lá uma panela dessas com documentário do Discovery Channel.

A "facefriend" varava a madrugada.

— O cabo não esquentava mesmo sendo de metal, a panela se parece com uma 'wok' com as laterais bem altas. Vou te mandar uma foto. Quando estávamos duros fiz um risoto de abóbora de chorar. Mas era ruim para dourar carne, confesso. Eu enganava ele, dourava o vitelo na caçarola pobrinha e voltava depois para a panela e você acredita que ele achava que brasato ao Barolo levava Barolo mesmo? :´(

Nem comentei que eu também pensava, quase que estava dando razão a ela. Também tenho umas panelas que adoro e guardo separadas das outras e perco a cabeça quando alguém mexe com elas e esconde debaixo da pia. Mas, para não piorar a situação, sugeri que devia estar tão nervosa por causa da hora.

— Sei, você acha que foi pelo desaforo, mas não foi, foi pela panela mesmo. Eu mereço aquela panela, fazia comida chinesa na perfeição. Para lavar, era só passar a esponja. E não tinha tampa. Foi maldade da moça aceitar aquela panela, foi para me espezinhar, mas isso não fica assim. Eu QUERO a panela. (^^^)

Consegui uma pequena pausa, sugeri que deixássemos o resto da conversa para o dia seguinte.

— Paneleira louca, vamos dormir, são horas! Beijo.<3

— Beijoooooooooo. <3

Dado Ruvic/Reuters
Fotaleza - Ironman -- https://www.facebook.com/brasilironman/photos/a.799327483476064.1073741828.798956020179877/1731768693565267/?type=3&theater
Usuário exibe aplicativo da rede social Facebook para smartphone

Endereço da página: